Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Sardela (antepasto de sardinhas e/ou aliche)

Sardela (antepasto de sardinhas e/ou aliche)

SardelaAntepastoDeSardinhaOuAliche_CozinhandoPara2ou1

Eu amo comidinhas, daquelas que a gente vai comendo enquanto beberica uns drinks, bota o papo em dia, mata o tempo de forma agradável. Para mim é o melhor tipo de comida e, nesta lista, entram desde os antepastos (patês e conservas que geralmente acompanham uma cesta de pães e/ou torradinhas) até os bolinhos e salgadinhos (e os fritos, então?). A sardela, aquela entradinha tradicional das cantinas italianas, é um dos itens.

Há bem pouco tempo eu pensei sobre como é feita e, quase que coincidentemente, encontrei o modo de preparo ao folhear aleatoriamente um caderno de receitas da minha avó. Obviamente resolvi fazer: apenas adaptei as quantidades para reduzir um pouco o rendimento.

O mais legal desta receita é que há a possibilidade de usar desde a sardinha comum em lata, em uma versão mais simples e barata, até o aliche ou a anchova, que geralmente são importados e mais caros. Portanto, a escolha dos ingredientes fica à escolha do cozinheiro.

2 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho grande picado
1 tomate grande sem sementes e sem pele picado
1 colher de chá de orégano fresco
1 folha de louro
1 pitada de sementes de erva doce
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada ou 1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1/3 xícara de água
1 lata ou caixinha de extrato de tomate (130g.)
150g. de sardinha em óleo, sardinha anchovada ou filés de aliche ou de anchova
1 colher de sopa do óleo da conserva
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fiozinho de azeite em uma panela alta e preferencialmente com fundo grosso para refogar os dentes de alho picados. Antes que dourem, acrescente o tomate, o pimentão e as ervas (quebre a folha de louro para que libere seus aromas), a pimenta, a água, mexa bem e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que o pimentão esteja macio  — a água vai quase secar.

Descarte a folha de louro e bata o restante com o extrato de tomate no liquidificador, no processador de alimentos ou use um mixer para triturar tudo muito bem. Coloque, então, o peixe que irá usar com 1 colher de sopa do óleo da conserva e triture novamente até obter um creme homogêneo. Eu usei sardinhas anchovadas, para ficar no meio termo — pode ser também uma mistura das conservas sugeridas.

ComoFazerSardela_Cozinhandopara2ou1

Retorne a mistura à panela e espere apurar ainda em fogo baixo até engrossar e o azeite se separar um pouco da mistura. Eu não tive paciência para esperar engrossar muito, mas você pode deixar a textura mais ou menos firme, como preferir.

Por fim, prove e tempere com sal, se necessário, e pimenta do reino a vontade. Espere esfriar e guarde na geladeira em pote bem fechado. Nos dias seguintes fica ainda mais saboroso!

Esta quantidade rende mais ou menos 1 xícara de sardela e pode ser mantida em geladeira por até uns 15 dias, desde que em potes bem fechados. Sirva com pães e torradinhas ou sobre ovos fritos (sim, isto é muito comum na Itália).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram