Você está aqui:  / Bebidas / Matinais / Vitamina de goji berries (supernutritiva, emagrecedora e detox)

Vitamina de goji berries (supernutritiva, emagrecedora e detox)

????

Cada vez mais levo o café da manhã muito a sério. A primeira refeição do dia é também a mais importante para que o organismo retorne às atividades após o longo período de repouso durante a noite.

Como contou a nossa nutricionista colaboradora Thaís Lamonica, nas Dicas da Nutri sobre A importância do café da manhã, se você acorda e continua sem comer, o metabolismo não recebe nenhum estímulo para começar a funcionar normalmente, então, quanto mais tempo demoramos a fazer a primeira refeição do dia, mais tempo ele irá demorar a “entrar nos eixos”. Ou seja, o metabolismo trabalha mais lentamente ao longo do dia evitando o gasto de energia e guardando o máximo possível a cada refeição — o que significa acúmulo de gordura à toa.

Apesar disso, busco opções rápidas e fáceis de preparar ainda sonolenta. A receita desta vitamina, eu fui criando aos poucos, acrescentando e retirando itens, até que chegasse a uma fórmula perfeita — de sabor e nutrientes.

A goji berry é uma frutinha originária das montanhas do Tibet, por isso é mais comum por estes lados na forma desidratada. Considerada um superalimento, possui boa concentração de fibras, 19 aminoácidos, 21 minerais e muitas vitaminas — cem gramas de goji berries têm 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja, por exemplo. Também é rica em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6, que ajudam no funcionamento dos sistemas nervoso, muscular e cardíaco e participa do metabolismo da glicose. Tem ação anticancerígena, antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração prevenindo doenças cardiovasculares, além de aumentar a resistência — o que diminui a incidência de gripes e resfriados.

agave é um alimento de baixo índice glicêmico, que pode ser consumido como adoçante até mesmo por diabéticos controlados, desde que com o consentimento médico. Por se transformar em glicose mais lentamente do que o açúcar refinado, não demanda a liberação exagerada de insulina pelo pâncreas, evitando um possível acúmulo de gorduras, que é uma das consequências da ação da insulina na corrente sanguínea. Possui ainda propriedades diuréticas e indicações para o tratamento da constipação, artrite, dentre outras doenças.

Já a chia, uma sementinha super especial, é capaz de emagrecer, acabar com o inchaço do corpo, melhorar a pele, abaixar os níveis de colesterol ruim e evitar a pressão alta ou até mesmo a incidência de câncer. É considerada uma boa fonte proteica por possuir alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo. Sua ingestão favorece a eliminação de toxinas do organismo.

Vitamina de goji berries (supernutritiva, emagrecedora e detox)

1 xícara de leite ou iogurte (pode ser vegetal ou de vaca, desnatado ou integral)
1 a 2 colheres de sopa de goji berries, de acordo com sua preferência
1 colher de chá de agave (ou mel, adoçante ou açúcar a vontade)
1 colher de sopa de sementes de chia

Coloque no copo do liquidificador o leite ou iogurte (se preferir, use metade de cada) e acrescente as goji berries e o agave (ou o adoçante de sua preferência). Bata bem até obter uma vitamina homogênea.

ComoFazerVitaminaDeGojiBerries_CozinhandoPara2ou1

Depois disso, adicione a chia e pulse rapidamente apenas para misturar bem. Sirva em um copo alto ou taça e, se quiser, jogue um pouquinho de chia por cima para decorar.

Você pode fazer esta vitamina com leite gelado, quente ou em temperatura ambiente. Esta quantidade serve uma pessoa como café da manhã. Se preferir, acompanhe com algumas oleaginosas (clique no LINK para ler mais sobre as nozes e castanhas).

***

*As goji berries e a chia podem ser encontradas em grandes redes de supermercado e em lojas de alimentos naturais a granel.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Muriel Keller

    /

    Oi! adorei a receita, vou fazer, achei super fácil de fazer. Sempre comprei gojis, antes de ser modinha, já consuminha muito isso, minha família e eu temos muita saúde graças a essa fruta, abs!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram