Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Beterraba gratinada

Beterraba gratinada

BeterrabaGratinada_CozinhandoPara2ou1

Eu tenho me sentido muito moderna por fazer as compras de supermercado pela internet. Entro no site, navegoo virtualmente pelas categorias de produtos, seleciono os que quero, pago com o cartão e, pouco depois, as caixas chegam na porta da minha casa. Confesso que passear no supermercado é um dos meus passatempos preferidos, mas esta facilidade tem economizado um bom tempo na minha rotina.

Aí outro dia, fuçando nas promoções, encontrei um pacote de beterrabas bem barato e resolvi comprar. Imaginei que viessem umas 4 ou 5 unidades, que é o que costumo ver, mas quando a compra chegou, percebi que tinha encomendado UM QUILO E MEIO de beterrabas! E isso, para quem cozinha para 2 ou 1, é praticamente um estoque suficiente para o ano todo. Distribui um pouco entre os vizinhos e comecei a pensar em formas diferentes de prepará-la, que não fosse raladinha na salada como havia imaginado.

Já fazia um tempo que estava pensando em preparar chuchu gratinado e, como coincidentemente eu não o havia comprado, resolvi substituir pela sua parente roxa. O resultado foi um prato super colorido e bem saboroso. Dica interessante para variar um pouco nas preparações da #Segunda Sem Carne.

Beterraba gratinada

2 a 3 beterrabas médias
1 dente de alho bem picadinho
1 receita de Molho Béchamel (molho branco)
1/4 xícara de queijos ralados para gratinar (usei parmesão e queijo prato)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem as beterrabas e coloque-as, com a casca, dentro de uma panela. Cubra-as com água fria e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos ou até que fiquem macias (o tempo pode demorar dependendo do tamanho).

Enquanto isso, prepare o Molho Béchamel (molho branco) (clique no LINK para acessar a receita completa).

Escorra as beterrabas, tire as cascas e corte-as em cubos de mais ou menos 2 cm. Aqueça um fiozinho de azeite em uma panela, refogue o alho e coloque a beterraba picada para também refogar por uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino.

ComoFazerBeterrabaGratinada_CozinhandoPara2ou1

Coloque a beterraba no fundo de um refratário e cubra com o Molho Béchamel (molho branco). Salpique os queijos por cima e leve ao forno preaquecido em 180ºC até a superfície ficar dourada. Sirva a seguir.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram