Você está aqui:  / Como fazer / Peixes e frutos do mar / Como fazer sushi (hosomaki ou hossomaki)

Como fazer sushi (hosomaki ou hossomaki)

SushiHosomaki_CozinhandoPara2ou1

A comida japonesa está lá em cima na minha listinha de cozinhas típicas preferidas e, sempre que possível (ou que bate a vontade), preparo alguns pratos orientais em casa. Mas confesso que pensar sobre uma receita de sushi era meio que um tabu para mim.

Amo de paixão esses rolinhos da felicidade, mas sei lá porquê achava que reproduzi-los em casa fosse uma tarefa quase que impossível. Não é exatamente difícil, a realidade é que você precisa de uma série de técnicas e dicas para conseguir sucesso na tarefa.

Depois de um jantar-aula-degustação no início do ano passado e de uma demonstração promovida pela marca Sakura, achei que já estava pronta para tentar. Não é uma preparação rápida, mas acho que vale muito a pena. Sem contar que acaba sendo uma terapia curtir cada fase do preparo.

1/2 receita de Arroz para sushi (gohan com molho shari) — clique no link para acessar a receita completa
2 folhas de nori (alga para sushi)
2 sticks de kani
1/2 pepino japonês bem fino
2 colheres de sopa de cream cheese
Cebolinha picada e molho shoyo para acompanhar

Antes de começar, precisamos fazer um mise en place para facilitar o trabalho. Isso porque quanto mais fresco foi o sushi, melhor.

Primeiro, cubra uma esteirinha de bambu (sudare) com plástico filme. Isso garante que não haja contaminação no momento do preparo e facilita a limpeza depois.

Como faremos o hosomaki, que são os rolinhos mais finos, corte as folhas de nori ao meio no sentido das marcas. Você pode dobrá-las ao meio e rasgar ou então usar uma faca afiada ou tesoura.

Corte os kanis pela metade no sentido do comprimento e o pepino em 4, também no sentido do comprimento. E, para finalizar a pré-preparação, pique a cebolinha.

Para começar a enrolar o sushi, pegue um pedaço da alga e arrume-a bem rente à esteirinha, no sentido das varetas, com o lado mais liso virado para baixo e o mais áspero para cima. Coloque uma colherada cheia de arroz no centro da alga (a medida “padrão” é mais ou menos o tamanho da bolinha de tênis) e vá espalhando-a com movimentos suaves para as bordas. Lembre-se de deixar mais ou menos um dedo de faixa de nori sem arroz na borda superior.

ComoFazerSushiHosomaki_CozinhandoPara2ou1

Um segredo para que o arroz não grude nas mãos e vire um grude, é umedecer as mãos com um tiquinho de água antes de manuseá-lo. Entretanto, tome cuidado para não molhar a alga, pois isto a deixará molenga.

Bem no centro do arroz, arrume as tiras de kani e de pepino e, por cima, espalhe um pouco de cream cheese. Não exagere na quantidade pois os hosomakis são fininhos e, quanto mais recheio, mais difícil fica de enrolá-lo direitinho.

Com a ajuda do sudare, comece a enrolar a alga, usando os dedos para manter o recheio no lugar. Quando chegar no ponto em que não tem mais arroz na alga, levante a pontinha da esteira e termine de enrolar, fazendo com que a ponta da alga alcance o lado de fora do rolinho. Envolva-o novamente com o sudare e pressione levemente para que fique firme — e lembre-se de que ele deve ficar redondinho, e não achatado! Deixe-o descansar enquanto prepara outro rolinho.

Com a sua faca mais afiada, vá cortando os rolinhos pela metade e, depois, cada pedaço pela metade também. O ideal é obter 8 “fatias” de cada rolinho.

Arrume-os sobre um prato e distribua a cebolinha por cima. Sirva com o molho shoyo.

Esta quantidade serve duas porções.

Dica: se quiser, substitua o recheio sugerido por tiras de salmão ou outro peixe, manga ou abacaxi, omelete etc. Mas lembre-se sempre de que as tiras devem ser finas para facilitar no momento de enrolar os hosomakis.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram