Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Ruote à caprese (massa com tomatinhos, manjericão fresco e queijo cremoso)

Ruote à caprese (massa com tomatinhos, manjericão fresco e queijo cremoso)

RuoteACaprese_CozinhandoPara2ou1

O nome Caprese vem da Insalata Caprese, um antepasto feito com rodelas de tomate e de muçarela de búfala intercaladas com folhas de manjericão, típica da cidade de Capri, na Italia. A partir dela, surgiram diversas variações de pratos com esta combinação, de petiscos a pratos quentes. E eu, que sou fã dela, acabo sempre tomando como inspiração para minhas refeições.

Desta vez, usei uma massa curta (com corte Ruote), um queijo cremoso que envolvesse o macarrão e tomatinhos em pedaços com o manjericão fresco. Uma refeição rapidíssima e ao mesmo tempo saborosa e leve, perfeita para uma Segunda Sem Carne.

1 porção de massa curta (eu usei o Ruote)
1 colher de sopa de manteiga de ervas (ou manteiga comum ou azeite)
8 tomatinhos grape cortados ao meio
80g. de queijo de cabra cremoso ou cream cheese ou creme de ricota
Folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a manteiga para derreter. Usei a manteiga de ervas (clique no LINK para ver como prepará-la em casa) para incrementar ainda mais o sabor do “molho”, mas se preferir substitua por azeite ou manteiga comum.

ComoFazerRuoteACaprese

Acrescente os tomatinhos e vá mexendo por mais ou menos uns 5 minutinhos, até que fiquem macios. Tempere com sal e pimenta do reino e acrescente o queijo. Misture delicadamente até que se distribua homogeneamente.

Acrescente a massa cozida e as folhas de manjericão e envolva com o “molho”. Sirva em seguida.

Esta quantidade rende uma porção. Sugestão: complemente a refeição com uma salada de folhas com grãos (grão de bico, lentilha, feijões…).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram