Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo invertido de banana com canela

Bolo invertido de banana com canela

BoloDeBananaInvertido_CozinhandoPara2ou1

Não sei se vocês sabem, mas eu tenho uma fila de receitas prontinhas para serem publicadas e meio que defino uma ordem, tentando não deixar preparações parecidas ou ingredientes repetidos próximos demais. Sim, tenho um TOC de organização (nesse sentido, mas nem queira ver como está o meu quarto agora!) e sou bem chata para isso — já contei AQUI como faço o planejamento de publicações. Mas há algumas exceções em que me permito sair do plano e hoje é um desses casos, mas só porque já faz alguns dias que publiquei a última receita doce.

Este bolo de banana minha vó Nair costumava fazer muito, acho que pelo menos uma vez por mês. E, desde que ela ficou doente, eu nunca mais o tinha comido. Neste fim de semana falei sobre bolos com minha mãe e resolvemos desenferrujar esta receita, que estava esquecida no caderno da minha avó — com direito àquelas dúvidas de quem nunca tinha acompanhado o preparo: espalha a calda pelas laterais? As bananas não vão subir e ficar no meio da massa durante o cozimento? Mistura a banana à massa em pedaços ou amassada?

No fim, a experiência deu super certo, o bolo ficou uma delícia e igualzinho ao da vovó, a tarde estava maravilhosa e a foto ainda ficou melhor do que eu esperava. Coisa linda de se ver e, por todos esses motivos, é que ele furou fila e aparece aqui hoje. Espero que apareça na casa de vocês também! 😉

Bolo invertido de banana com canela

Para caramelizar a assadeira:
1 xícara de açúcar
2 a 3 bananas nanicas maduras cortadas no sentido do comprimento

Para o bolo de banana:
3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga derretida
2/3 xícara de leite
1 banana nanica madura amassada
2 xícaras de farinha de trigo (se preferir, pode usar 1 de farinha integral)
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá rasa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Espalhe o açúcar da calda em uma assadeira de 20 cm. de diâmetro e coloque sobre uma boca do fogão com a chama baixa. Deixe derreter e, com cuidado (a assadeira vai esquentar), vá distribuindo a calda para cobrir todo o fundo e as laterais da assadeira. Não deixe a calda ficar escura demais pois pode amargar.

Retire a assadeira do fogo e distribua as fatias de banana sobre o fundo caramelizado da assadeira (atenção pois a calda estará MUITO quente!). Reserve.

Separe as claras das gemas. Na tigela das gemas, misture os ingredientes líquidos e a banana amassada.

ComoFazerBoloDeBananaInvertido_CozinhandoPara2ou1

Aos poucos, vá peneirando os ingredientes secos (menos o fermento) sobre os líquidos e integre-os à massa. Quando já estiver tudo bem homogêneo, bata em separado as claras até ficarem espumando e bem branquinhas (eu bati na mão mesmo mas, se preferir, use a batedeira) e envolva-as na massa com delicadeza para não perder a fofura delas. Por fim, junte o fermento.

Despeje a massa sobre a forma caramelizada com as bananas e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 35 minutos ou até que a superfície do bolo esteja dourada e o palitinho saia limpo ao ser espetado no centro.

Retire o bolo do forno e coloque-o sobre a pia ou uma superfície fria. Cubra com um pano de prato limpo e espere mais ou menos 10 minutos. Depois disso, desenforme em um prato o bolo ainda quente enquanto a calda está derretida — se conseguir, espere o bolo esfriar para servi-lo. 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram