Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Entradas e petiscos / Matinais / Reaproveitamentos / Compotinha de casca de laranja e/ou de limão siciliano

Compotinha de casca de laranja e/ou de limão siciliano

wpid-img_20130115_195429.jpg

Quando fizer a laranja com coco ralado ou qualquer receita com limão siciliano, guarde a casca e aproveite para experimentar essa compotinha. Fica uma delícia, é super fácil de fazer e, nem precisa dizer, barata.

Compotinha de casca de laranja e/ou de limão siciliano

1 xícara de casca de laranja e/ou de limão siciliano (sem a parte branca, cortada em tirinhas finas)
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar (ou apenas 1/2 xícara de açúcar magro ou adoçante culinário)
2 pedaços pequenos de canela em pau
1 cravo da Índia

Deixe a casca de molho em água filtrada por pelo menos 24 horas, trocando a água pelo menos 2 vezes.

Depois disso, escorra a água e coloque as cascas em uma panela. Cubra com água filtrada e ferva por 30 minutos.

Escorra novamente a água e coloque com todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo baixo por 40 minutos a 1 hora ou até as cascas ficarem macias e a calda, mais espessa. Mexa de vez em quando.

Após os primeiros 40 minutos, experimente (esfrie um pouco antes!) e, se estiver secando mas as casquinhas ainda estiverem firmes, coloque mais 1/2 xícara de água e aguarde o ponto de geleia.

Dicas: retire o máximo da parte branca da casca para que a compota não fique amarga. E tenha muito cuidado ao mexer, pois a calda fica extremamente quente e você não quer ganhar uma queimadura de segundo grau.

Coloque em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo em pano de prato limpo). Tampe e espere esfriar para guardar na geladeira.

Você pode usar como geleia em pães, com iogurte parfait e panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molhos de salada. Se você esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie vira uma entrada deliciosa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • clotilde fernandes

    /

    Vou tentar fazer.

  • Marlene Chobanian

    /

    Já fizemos aqui em casa tanto a geleia quanto o doce de limão siciliano e ficaram deliciosos. Vale tentar.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram