Você está aqui:  / Matinais / Sanduíches / Ovos beneditinos (ovo pochê com molho holandês e bacon no pão tostado)

Ovos beneditinos (ovo pochê com molho holandês e bacon no pão tostado)

Férias, feriado, domingo… nesses dias em que acordar tarde está liberado, não há nada mais gostoso do que caprichar e transformar o café da manhã em um brunch reforçado — aquela refeição que é um misto de breakfast (desjejum) com lunch (almoço). Além de café, leite, sucos, pães, frutas e iogurtes, eles precisam ser acompanhados de algum prato que garanta a energia que o corpo precisa para iniciar, ainda que tardiamente, um novo dia.

Ovos mexidos e omeletes acabam sendo sempre a primeira ideia a surgir na cabeça, mas os Ovos Beneditinos (ou Eggs Benedict) são uma opção igualmente deliciosa e muito mais bonita e reforçada. Sim, você vai precisar de um pouquinho mais de tempo, mas quem é que está com pressa, não é mesmo? Escolhe uma música animada e abusa da sua cozinha!

Ovos beneditinos (ovo pochê com molho holandês e bacon no pão tostado)

Para o molho holandês:
100g. de manteiga
1 gema
1/2 colher de sopa de vinagre
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem:
4 fatias de pão (italiano, ciabata, brioche etc.)
4 ovos pochê (clique no link para acessar a receita completa)
4 fatias de bacon (ou de ricota defumada)
Sal e páprica doce a vontade

Comece preparando o molho. Coloque um pouco de água para ferver em uma panela e, enquanto isso, coloque a manteiga para derreter no microondas (+/- 40 segundos, até ficar líquida).

Em uma tigela, bata com um garfo ou fouet a gema e o vinagre e, quando ficar homogêneo, acrescente 1 colher de sopa da água quente na mistura de gema e bata bem. Coloque a tigela sobre a panela com água fervente para fazer um banho-maria e desligue o fogo.

Bata bem até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos enquanto continua batendo. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente a chama do fogão, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho).

Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Coloque o bacon para fritar em uma frigideira antiaderente bem quente sem gordura nenhuma até começar a dourar. Enquanto isso, coloque as fatias de pão para tostar na torradeira, no grill ou na frigideira. Retire o bacon e escorra em papel absorvente.

ComoFazerOvosBeneditinos_CozinhandoPara2ou1

Prepare os ovos pochê de acordo com as instruções da receita (clique no link para acessar a receita completa).

Em dois pratos, separe duas fatias de pão em cada e arrume o bacon (eu cortei cada fatia em duas partes para ficarem melhor acomodadas no pão). Por cima do bacon, coloque o ovo e tempere com um tiquinho de sal. Para finalizar, distribua um pouco do molho holandês e salpique páprica a vontade.

Esta receita serve entre 2 e 3 pessoas, dependendo da fome e dos complementos. Na foto abaixo, a sugestão de “enfeitar” com mais um pedaço de bacon. 😉

EggsBenedict_CozinhandoPara2ou1

Receita aprendida com a Rita Lobo no programa Cozinha Prática.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram