Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Cuscuz marroquino com lentilhas e cebola caramelizada na canela

Cuscuz marroquino com lentilhas e cebola caramelizada na canela

CuscuzMarroquinoComLentilhasECebolasCaramelizadas_CozinhandoPara2ou1

Esta receita é uma outra alternativa ao tradicional arroz com passas que, de acordo com a mini pesquisa que eu fiz na fanpage do CP2ou1 no Facebook não é muito bem-vindo. Como gosto muito do cuscuz (ou couscous?) marroquino, que é super prático, resolvi combiná-lo com as lentilhas da fortuna ou da sorte que não podem faltar na ceia de Ano Novo.

As cebolas caramelizadas dão um visual de festa (e um toque árabe, também) e vão super bem com os assados que geralmente aparecem nesses jantares. Ou seja, um acompanhamento super completo, diferente e gostoso que pode também virar um prato principal vegetariano ou vegano.

Cuscuz marroquino com lentilhas e cebola caramelizada na canela

Para as lentilhas:
1 colher de chá de azeite
1 dente de alho picadinho
1 xícara de água
1/4 xícara de lentilhas cruas
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o cuscuz marroquino:
1 xícara de cuscuz marroquino
1 1/4 xícara de água quente
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a cebola caramelizada na canela:
1 cebola grande
1 colher de chá de azeite ou manteiga
1 colher de café de canela em pó
1 pitadinha de sal

Comece caramelizando a cebola, pois é o item que demora mais para ficar pronto. Corte rodelas finas da cebola, derreta a manteiga ou aqueça o azeite em fogo bem baixo e jogue-as para refogar. Mexa bem e deixe-as murcharem bem até ficarem bem maleáveis e açucaradas — isso demora pelo menos uns 40 minutos.

Quando a cebola estiver pronta, tempere com a canela em pó e um tiquinho de sal. Lembre-se, entretanto, de que o charme das cebolas caramelizadas é o sabor adocicado, por isso não carregue no sal.

Dica: o meu truque para que as cebolas não queimem no fogo não muito baixo do meu fogão (que pode não ser muito correto na teoria), é adicionar 1/2 xícara de água depois que as cebolas começarem a dourar. Geralmente quando ela seca, as cebolas estão quase prontas: deixe-as refogarem mais um pouquinho.

Enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente a água e as lentilhas cruas e deixe-as cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos ou até que estejam cozidas al dentr. Desligue o fogo e escorra o caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Hidrate o cuscuz em uma tigela com a água quente e o azeite. Cubra com um prato e deixe descansar por 5 minutos. Depois disso, use um garfo para soltar os grãos.

Quando todos os itens estiverem prontos, junte as lentilhas ao cuscuz, misturando cuidadosamente. Prove e corrija o sal, se precisar.

Coloque em um prato ou refratário e arrume as cebolas caramelizadas por cima, no centro. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Esta quantidade serve bem entre 2 e 4 pessoas, dependendo dos complementos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Yara Bretas

    /

    Deve ser muito gostoso, estou salvando e vou fazer na primeira oportunidade. E essa receita de cebola hein… hummm, vou fazer amanhã mesmo. Muito obrigada por nos brindar com receitas tão saborosas, sou sua fan. Abração

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Yara! 🙂
    Espero que goste mesmo das receitas. (Eu adoro!)
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram