Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Dicas para fazer uma salada de frutas deliciosa (e light)

Dicas para fazer uma salada de frutas deliciosa (e light)

DicasParaSaladaDeFrutasDeliciosas_CozinhandoPara2ou1

Preparar saladas de frutas é algo tão comum para mim que nunca nem tinha pensado em uma receita para isso. Mas a gente não pode pressupor que todo mundo saiba fazer algo só porque o fazemos quase sem pensar.

Dia desses recebi um e-mail todo encabulado pedindo dicas para fazer uma salada de frutas gostosa porque eu sempre falo que amo e as que eu publico de vez em quando no Instagram parecem lindas. Aprender não deve ser nunca motivo de vergonha. E, por isso, é com muito prazer que reuni algumas dicas para deixar a sua salada de frutas ainda mais especial (e com muitas sugestões deliciosas e leves).

Dicas para fazer uma salada de frutas deliciosa (e light)

_ Não existe uma regra exata, mas eu gosto de usar entre 4 e 6 frutas para deixar a salada colorida e com muitos nutrientes diferentes mas sem exagero. E procuro misturar frutas mais cítricas com outras mais doces e com texturas variadas (crocantes, macias, etc.).

_ Eu aproveito a salada de frutas para comer frutas de que não gosto muito, como o mamão e o melão. Nesta da foto, usei banana (pra mim não pode faltar nunca), mamão, melão, manga, uva e kiwi.

_ Dê sempre preferência às frutas mais frescas. Lembre-se de que as frutas da época geralmente têm sabor mais gostoso e preço melhor.

_ Comece lavando bem cada fruta e retire cabos ou caroços maiores e a casca, quando for o caso (eu geralmente prefiro manter a maçã e a pera com casca e muita gente consome a casca do kiwi). Corte pedaços de tamanhos parecidos para que sua salada de frutas fique uniforme. E lembre-se: quanto menores forem os pedaços, mais variadas serão as colheradas — além disso, pedaços pequenos ficam mais delicados e deixam sua receita mais sofisticada.

_ Procure sempre utilizar quantidades proporcionais das frutas (1/2 xícara ou 1/4 de xícara de cada, por exemplo). Isso faz com que uma fruta não se sobressaia à outra.

_ O ideal é sempre comer a salada de frutas fresca, portanto deixe para fazê-la o mais próximo possível do momento de servir. Entretanto, é possível conservá-la por até 4 dias na geladeira se você regar as frutas com algum caldo cítrico (limão, laranja, abacaxi etc.) e usar um pote com tampa para armazená-la. Na da foto, usei suco de tangerina, que também acaba fazendo as vezes de calda para a bola de Frozen yogurt.

_ Eu gosto muito de salada de frutas com um pouquinho de caldo. Então, independente se for consumir logo ou ir comendo aos poucos, sempre uso um pouco de suco. Além das frutas cítricas, se o objetivo não for conservar as frutas por mais tempo, é possível usar também diversos outros sucos naturais como os de maracujá, melancia, uva, pêssego…

_ Para acrescentar um pouco mais de sabor à salada de fruta, também podem ser utilizadas bebidas alcoólicas como licores, vodka, tequila, conhaque e rum.

_ Outra opção para adicionar sabor à salada de frutas é acrescentar raspas de limão ou de laranja, folhas de hortelã ou de manjericão picadinhas, canela em pó ou noz moscada.

_ Dê um toque cremoso à salada de frutas com algumas colheradas de iogurte, iogurte grego, coalhada, coalhada seca, creme de leite, sour cream, sorvetes ou frozen iogurte. Na foto usei uma bola do Frozen iogurte light super fácil (clique AQUI para ver a receita completa).

_ Deixe a salada de frutas ainda mais especial com um toque crocante de cereais, grãos e nozes (como granola, aveia, flocos de amaranto ou quinua, trigo, chia, linhaça, castanhas ou pistache picados, etc.). Uma boa ideia é servir estes ingredientes em potinhos e cada um acrescenta os seus preferidos.

_ Geralmente não é necessário adoçar a salada de frutas, mas caso as frutas escolhidas estejam azedinhas, prefira os adoçantes naturais como mel, melaço, agave ou ainda geleias de frutas sem açúcar. Um suco ou caldo mais adocicado também pode ser uma boa opção.

_ E por último, mas não menos importante, use a criatividade e capriche na apresentação. O visual do seu prato também o deixa mais apetitoso. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram