Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Bolinho de feijoada

Bolinho de feijoada

Feijão preto bem temperadinho com carnes, arroz branquinho, couve refogada, farofa e vinagrete. Tem combinação mais tradicional e deliciosa que essa? Quando criança confesso que fazia careta para o feijão, mas depois de morar na Alemanha e ficar longe dele, me convenci de que sim, ele tem um espaço cativo no meu coração. Em forma de feijoada, então, mais ainda.

Invenção dos nossos vizinhos cariocas, o bolinho de feijoada já é um petisco tradicional nos botecos, servido com uma caipirinha geladérrima. Tinha visto uma receita há muito tempo e agora resolvi fazer a minha versão. No lugar da farinha de rosca para empanar, usei a de mandioca torrada para trazer o gostinho da minha amada farofa. E garanto: ficou simplesmente incrível!

Bolinho de feijoada

1 xícara de feijão preto cozido
1/2 xícara do caldo do cozimento do feijão preto
1 linguiça defumada em rodelas
50g. de bacon em cubinhos ou de carne seca cozida e desfiada
1 dente de alho bem picadinho
1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
1 xícara de arroz cozido
1 ovo
3 folhas de couve cortada em tiras bem fininhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Este bolinho pode ser feito com sobras de feijoada, mas como não tinha, usei a linguiça e o bacon para dar um gostinho especial ao feijão preto.

Antes de começar, coloque o bacon em um refratário com a linguiça e leve ao microondas por 1 minuto em potência máxima para pré-cozinhar. Depois, coloque no liquidificador ou processador de alimentos com o feijão e o caldo do cozimento (escorra a gordura) e bata até obter um creme sem pedaços grandes. Tempere com sal e pimenta do reino e bata mais um pouquinho.

Despeje o creme em uma panela com metade da farinha de mandioca e vá mexendo até integrar bem. Acrescente o arroz e continue mexendo até secar e formar uma massa que dê para ser enrolada. Deixe esfriar um pouco.

ComoFazerBolinhodeFeijoada_CozinhandoPara2ou1

Aqueça um fiozinho de azeite em uma frigideira e coloque a couve. Regue com 2 ou 3 colheres de água, tempere com um tiquinho de sal e pimenta do reino e tampe a panela. Conte 3 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Coloque o ovo em um prato ou tigela e bata rapidamente até espumar. Coloque o restante da farinha de mandioca em outro prato ou tigela.

Pegue um pouco da massa de feijoada e abra na mão. No centro, coloque um punhadinho da couve refogada e feche uma bolinha com mais um pouco da massa. Passe pelo ovo e depois pela farinha para empanar e coloque em um prato.

Depois disso, frite em óleo ou coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180ºC por uns 20 minutos ou até dourar.

Esta receita rende entre 4 e 6 bolinhos, dependendo do tamanho. Sirva com um vinagrete e capriche na caipirinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram