Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Alcachofras recheadas com pão e aliche

Alcachofras recheadas com pão e aliche

Umas semanas atrás, meus pais vieram passar o fim de semana em casa e é claro que rolou o tradicional passeio pelo Mercadão. Depois do sanduíche de mortadela e de provar inúmeras variedades de queijos e de frutas, encontramos lindas alcachofras.

Como fazia muito tempo que minha mãe e eu não comíamos, resolvemos trazer algumas para casa e fazê-las recheadas com uma deliciosa farofa de pão com aliche.

Um prato bonito, diferente e super fácil de preparar, excelente opção para um almoço mais especial no fim de semana, principalmente se preparado em conjunto. O segredo é esperar a época dessas lindezas para conseguir um precinho camarada.

Alcachofras recheadas com pão e aliche

2 alcachofras
1 pão grande amanhecido (só o miolo)
1 xícara de leite
8 filés de aliche
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1 punhado de salsinha picada
2 tomates pequenos sem pele e sem sementes picados
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem as alcachofras e deixe escorrerem viradas para baixo. Corte o cabo, retire as folhas muito pequenas e as mais duras de fora e corte (com uma tesoura de cozinha) as pontinhas das que ficaram.

Mergulhe o miolo do pão no leite por uns 20 a 30 minutos e depois esprema bem para retirar o excesso de líquido. Coloque o pão em uma tigela com o aliche, o alho, a cebola, o parmesão e a salsinha e misture bem.

Com cuidado, abra as folhas das alcachofras e vá recheando o miolo com essa mistura. Não exagere na quantidade e vá apertando para que o recheio não escape.

ComoFazerAlcachofraRecheada_CozinhandoPara2ou1

Arrume as alcachofras em uma panela, espalhe o tomate em volta e cubra com água até a metade das alcachofras. Deixe cozinhar sem tampa e em fogo médio por mais ou menos 30 minutos (para saber se a alcachofra está cozida, puxe uma folha e, se ela sair com facilidade, já pode tirar do fogo).

Retire as alcachofras cozidas e deixe o molho reduzir um pouco. Prove e, se precisar, tempere com sal e pimenta.

Sirva as alcachofras no prato e regue com o molho que se formou. Uma boa salada e, se quiser, um arroz branco complementam a refeição.

Para comer a alcachofra, vá retirando cada folha com o recheio e raspe a sua polpa com os dentes. Descarte as folhas e a parte fibrosa da alcachofra (retire com uma colherzinha). O coração da alcachofra (que fica no centro, embaixo da base das flores) é a parte mais gostosa, reserve um pouco do molho para acompanhá-lo.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram