Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetariana / Risoto de cenouras

Risoto de cenouras

RisotoDeCenouras_CozinhandoPara2ou1

Outro dia, passeando pelo supermercado, dei de cara com umas cenouras orgânicas coloridas e não resisti — eu TINHA que trazer para casa. O problema é que depois que as comprei, primeiro fiquei com dó de usar (sim, eu tenho isso de querer guardar o que eu gosto muito) e depois, quando me convenci de que o melhor era cozinhá-las logo para não perdê-las, veio a dúvida do que elas virariam.

Acho que não é novidade que sou apaixonada por risotos e, como um dos objetivos era explorar ao máximo o colorido das cenouras, resolvi apostar em uma versão vegetariana e não menos especial por isso. Sugestão especial para um almoço especial, mesmo que você não tenha tantas variações de cenouras.

Risoto de cenouras

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada (ou ghee, para uma versão vegana)
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1/2 xícara de cenoura ralada
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para começar, resolvi aproveitar ao máximo as cores das cenouras e fiz um caldo com as cascas e rebarbas das pontas das cenouras, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho e um punhado de tomilho fresco. Coloquei em uma panela com 3 xícaras de água e deixei ferver por meia hora.

CenourasColoridas_CozinhandoPara2ou1

Caso não vá preparar o seu caldo, aqueça o caldo de legumes ou a água com os tabletes até ferver e desligue o fogo. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, acrescente a cenoura ralada, tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo todo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

ComoFazerRisotoDeCenouras_CozinhandoPara2ou1

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado, se for usar. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Finalize os pratos com um pouquinho mais de cenoura ralada para enfeitar.

Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe uma carne ou peixe grelhado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram