You are here:  / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Abobrinha recheada com ricota defumada

Abobrinha recheada com ricota defumada

AbobrinhaRecheadaComRicotaDefumada_CozinhandoPara2ou1

É totalmente possível não gostar de algum alimento. Mas muito mais provável é que existam preparações mais ou menos preferidas com alguns alimentos. A minha história com a abobrinha é mais ou menos assim: eu odiava, não suportava nem ouvir o seu nome. Isso porque eu só conhecia a abobrinha refogada e não via graça nenhuma nela.

Confesso que demorou bastante, mas finalmente resolvi experimentá-la de outras formas, com outros temperos, e acabei descobrindo que, no fundo, eu não gosto de abobrinha refogada, mas adoro ela em outros pratos. E um exemplo disso é ela assim, com um recheio super temperadinho. Excelente dica para uma deliciosa Segunda Sem Carne.

1 abobrinha grande ou 2 menores (quanto mais grossa, melhor)
150g. de ricota defumada ralada (pode ser fresca)
3 colheres de sopa de requeijão (light ou zero)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 dente de alho picadinho
3/4 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma tigela, misture bem a ricota (reserve um punhado para colocar por cima) com o requeijão, as ervas e o alho até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Dica: eu gosto muito da ricota defumada pois o sabor é realmente diferente e dá um toque todo especial às preparações — que geralmente ficam meio sem graça quando usamos a ricota fresca. Neste caso, eu usei a ricota defumada com pimenta, com sabor ainda mais especial.

Lave bem a abobrinha, corte-a em pedaços iguais e, com cortadores ou uma faca, retire o centro dos pedaços, reservando-os. Corte os “recheios” retirados em cubinhos e integre-os ao creme de ricota.

ComoFazerAbobrinhaRecheadaComRicota_CozinhandoPara2ou1

Cubra o fundo de um refratário com 1/3 do molho de tomate. Pegue cada pedaço de abobrinha, recheie com o creme de ricota e coloque no refratário. Distribua o restante do molho por cima e salpique um pouquinho de ricota.

Leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos. Retire e sirva em seguida, ainda bem quentinho.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento. Sugiro servir com uma bela salada e um arrozinho integral (ou 7 grãos) para se misturar com o molho.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

15 − 10 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram