Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Bolinho fit do bem com castanhas, coco, passas e canela (sem açúcar, sem óleo, sem glúten, sem lactose)

Bolinho fit do bem com castanhas, coco, passas e canela (sem açúcar, sem óleo, sem glúten, sem lactose)

bolofit_cozinhandopara2ou1

Faz tempo (aliás, MUITO tempo) que estou tentando acertar a receita de um bolo fit e do bem, sem muitas calorias vazias e com muitos nutrientes, mas também com gostinho de coisa boa. E não é por frescura ou qualquer desses regimes restritivos da moda: uma prima que tem intolerância ao glúten está fazendo um tratamento super sério e precisa controlar bem a alimentação. E o meu desafio foi inventar alguma coisa gostosa que se encaixasse dentro das possibilidades dela.

Como não sou a melhor boleira da cidade, foram inúúúmeros testes mas, de erro em erro e de substituição em substituição, finalmente cheguei a uma versão suficientemente saborosa e com textura fofinha de bolo.

Esta receita não tem manteiga nem nenhum outro tipo de óleo saturado, não tem farinha de trigo nem glúten, não tem leite nem nenhum derivado de laticínios, não tem açúcar nem outro tipo de adoçante artificial. O segredo? Usei e abusei das frutas!

É, parece mentira, mas é a mais pura verdade. E eu JURO que ficou bom e fofinho — só publiquei aqui depois de testar por três vezes e dar certo. 🙂

Bolinho fit do bem com castanhas, coco, passas e canela (sem açúcar, sem óleo, sem glúten, sem lactose)

1 ovo + 1 clara
4 colheres de sopa cheias de abacate
2 bananas bem maduras
1 colher de sopa de agave ou 2 colheres de mel (opcional)
1 xícara de maisena
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1/4 xícara de uvas passas
2 colheres de sopa de coco ralado desidratado (parcialmente desengordurado e não adoçado)
2 colheres de sopa de castanhas trituradas

Bata no liquidificador o ovo, a clara, o abacate, as bananas e, se quiser, o agave ou mel até obter um creme homogêneo e sem pedacinhos. O agave ou o mel deixam o bolo mais docinho, mas para quem já está acostumado a sabores menos adocicados, ele fica na medida sem eles.

Em uma tigela, misture a maisena com a canela e o fermento e depois acrescente o creme batido, para formar uma massa líquida grossa.

Incorpore as passas e o coco ralado (eles ajudam a adoçar a massa) e as castanhas trituradas (eu usei castanhas de caju e castanhas do Pará).

ComoFazerBoloFit_CozinhandoPara2ou1

Distribua a massa em forminhas de papel (para não precisar untar) ou então em uma forma pequena untada com azeite ou óleo de coco e polvilhada com maisena.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que o teste do palitinho dê certo (espete um palito de dente no centro do bolo e ele deve sair seco, sem resíduos). Para os bolinhos, eu deixei assar por 18 minutos.

Com essa quantidade eu fiz 9 bolinhos (mas acho que o ideal seria fazer 8, para que eles pudessem crescer para fora da forminha).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

15 Comentários

  • lariqueta

    /

    Só uma correção: se tem ovo, não pode ser vegano, eles não usam nadinha de origem animal! QUERO FAZER ESSE BOLO AGORAAAAA! Beijos!

  • Luciana C.

    /

    Tem razão, Lariqueta, falha minha! Ė que foram tantas versões que acabei voltando o ovo para ficar mais fofinho e esqueci de corrigir. Já vou providenciar.
    Obrigada por corrigir! 🙂

  • Natália Ranção

    /

    Olá, Você usou a castanha de caju crua e sem sal?! ou a torrada e salgada?! na minha cidade só tem essas duas opções.

  • Luciana C.

    /

    Natália, você pode usar qualquer uma das duas. Eu usei a torrada e salgada pois era a que eu tinha (e o bolinho fica com um leve toque de sal), mas também poderia ser a crua sem sal. Você escolhe sua preferida. 🙂

  • Natália Ranção

    /

    Ficou com receio usar essa “crua” e ela ter aquelas tais toxinas. Mas ela já vem pronta pro consumo correto!?
    Aproveitando, adoreiiii seu site e sempre acompanho o Você Bonita!

  • Luciana C.

    /

    O que você pode fazer, é deixar as castanhas de molho de um dia para o outro. 😉

  • Fernanda

    /

    Oi, Lu! Que delícia esse bolinho! Fofo, macio, delicioso, enfim…come-se rezando! A propósito, minha próxima ‘aventura’ ( sim, pq não sou tão prendada como vc e os resultados nem sempre são tão bons, por minha culpa, claro ) serão as trufas de Nutela e o frozen com calda de berries. Te conto tudo depois.
    BJ

  • Luciana C.

    /

    Fernanda, sou super suspeita mas também amo esse bolinho. Demorou para chegar a este ponto, mas cheguei. 🙂
    E olha, nem sou tão prendada assim… é que as receitas que não dão certo não vêm pra cá, né? haha
    Mas aproveita, as trufinhas de Nutella e o frozen são super fáceis de fazer e ficam uma delícia!
    Beijão

  • CELIA

    /

    A minha filha tem alergia a leite e recentemente o médico falou que é para ela comer tudo feito em casa, nada industrializado, tem que ser tudo sem açúcar, sem leite sem óleo, o triglicérides e o colesterol está um pouco alto e é genético. Se ela comer frituras, doces e industrializados com 20 anos ela vai estar entupida, segundo o médico. Fiquei desesperada pois ela só tem 2 anos . Por favor me ajudem com receitas sem esses ingredientes.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Celia, sinto muito por sua filha e espero que ela melhore em breve.
    Infelizmente não tenho muitas receitas com estes requisitos, mas acredito que você possa encontrar algumas opções no blog da Monalisa, que é nutricionista e desenvolve receitas sem lactose e muitas também sem glútem. O link é o seguinte: http://www.diariosemlactose.com.
    Abraços

  • Beatriz

    /

    Perfeitoooooo passo a passo com fotinhas, to apx nesse blog! hahaha Beijão

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Beatriz <3
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram