Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Talharim de cenoura com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas)

Talharim de cenoura com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas)

Por mais que eu tente, não consigo negar minhas origens italianas: amo um bom prato de massa e, se bobear, sou capaz de comer macarrão umas 3 ou 4 vezes por semana. Mas não dá, né, gente? Não há corpinho que aguente tanto carboidrato, mesmo com o frio que pede comidas quentinhas e calóricas.

O bom é que existem opções tão saudáveis quanto deliciosas para substituir as gostosuras que aparecem na nossa mente mesmo sem que a gente pense muito. Além do meu já adorado Espaguete de abobrinha, este talharim feito apenas com a cenoura tem aparecido cada vez mais no meu cardápio.

Desta vez, para uma Segunda Sem Carne, preparei um molho cremoso de queijos com cogumelos. E, para variar sempre, é só escolher molhos diferentes — amo também com um bom Molho à Bolonhesa.

Talharim de cenoura com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas)

1 cenoura grande
1 dente de alho amassado
1/4 de xícara de leite (pode ser vegetal)
3 colheres de sopa de cream cheese ou creme de tofu
1 1/2 colher de sopa de parmesão ralado (opcional)
1/2 xícara de chá de champignons fatiados escorridos (opcional)*
Azeite, sal e pimenta do reino

Lave a cenoura e retire a casca (raspe com as costas da faca para retirar a parte mais escura). Com um descascador de legumes, corte tiras da cenoura no sentido do comprimento sempre girando a cenoura para tirar pedaços mais ou menos com a mesma largura. Reserve em um recipiente com água.

Para o molho, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente o leite e o cream cheese e misture bem para integrar os dois ingredientes. Adicione o queijo ralado, tempere com sal e pimenta do reino e mexa para obter um creme homogêneo. Envolva os champignons nesse creme, se for usar. Mantenha-o aquecido.

ComoFazerTalharimDeCenoura_CozinhandoPara2ou1

*Dica: se preferir, substitua os champignons por cubinhos de presunto ou peito de peru, atum em lata escorrido, bacon, frango desfiado etc.

Esquente água em uma panela alta, coloque um pouco de sal e, quando ferver, adicione as tiras de cenoura e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos até ficarem cozidas mas ainda firmes (al dente). Escorra.

Sirva o talharim de cenoura e o creme de queijos com (ou sem) champignons por cima e delicie-se.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram