Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Onion rings (aneis de cebola empanados)

Onion rings (aneis de cebola empanados)

onionrings_cozinhandopara2ou1

Acho bem difícil encontrar alguém que não goste de batatas fritas. Eu amo, mas meu acompanhamento preferido para um bom hambúrguer é uma porção de Onion rings, de preferência daqueles mais grossinhos, para a gente sentir o sabor quase adocicado da cebola quentinha, e com a casquinha crocante e temperada — chego até a escolher a lanchonete pelos anéis de cebola empanados.

Não sou mesmo de fazer frituras de imersão em casa, sempre acabo preferindo as versões assadas que dão menos trabalho e sujam menos louça, mas sempre existem algumas exceções. E, para mim, nada compensa mais uma panela e o fogão sujos de óleo do que esses Onion rings. <3

Aposto que você também vai amar!

Onion rings (aneis de cebola empanados)

1 cebola grande
500ml. de água bem gelada
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de páprica (ou da pimenta/tempero que você preferir)
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de chá de farelo de pão (pão duro ralado)
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo para fritar

Corte a cebola em rodelas grossas (+/- 0,5cm.), separe os aneis sem rompê-los e mergulhe-os na água gelada. Leve à geladeira por pelo menos uns 15 minutos.

Em um prato ou tigela, misture a farinha de trigo com o fermento e tempere com a páprica, sal e pimenta do reino. Eu gosto muito de usar páprica picante ou defumada para deixar a casquinha bem temperada, mas se preferir use pimenta síria, pimenta caiena, curry ou outras especiarias ou temperos em pó (alho, cebola, lemon pepper etc.).

Em outro prato ou tigela, bata levemente o ovo com um garfo ou fouet e acrescente o leite.

Em um terceiro prato ou tigela, coloque o farelo de pão. Importante: a farinha de rosca não deixa a casquinha tão crocante, por isso use uma farinha de pão (encontrada em praticamente todas as padarias) ou rale pães duros até obter a quantidade necessária.

Tire os aneis de cebola da água gelada e escorra-os bem. Passe-os pela farinha de trigo temperada para cobrir bem as superfícies e bata os aneis enfarinhados sobre a tigela para tirar o excesso de farinha.

O que sobrar dessa farinha, misture ao ovo batido com o leite. Passe os aneis enfarinhados pela massa, escorra-os bem e empane na farinha de pão. Se preferir a casquinha mais grossa, repita as duas últimas etapas.

Aqueça mais ou menos uns 3 dedos de óleo em uma panela alta e abaixe o fogo quando colocar os empanados por 2 a 3 minutos. Quando dourar, deixe-os escorrer um pouco sobre a panela e coloque-os sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Vá fritando aos poucos para não queimar a casca.

Dica: Para saber se o óleo está em temperatura adequada para começar a fritura, você pode colocar um palito de fósforo ainda não aceso dentro da panela. Quando ele acender, dentro do óleo, você pode retirá-lo e começar a fritura.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas como acompanhamento de hambúrgueres ou de outras carnes. Sirva com uma maionese caseira de leite, maionese verde, molho barbecue caseiro (calorias reduzidas) ou molho honey mustard (de mel e mostarda).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • ferdssp

    /

    Essa eu tenho que fazer, pior que deve virar um vício né? Bjoos

  • Luciana C.

    /

    Sou suspeita, mas acho que vale muito a pena.
    E tenho uma amiga que diz que a melhor dieta é a gente fazer as gordices: a gente sabe o trabalho que dá antes e depois, com as louças, e pensa duas vezes antes de comer de novo. 😉

  • Stella Almeida de Lima

    /

    Estava procurando ha tempos uma receita de onios que ficassem com uma massinha em volta igual as que vendem congeladas no mercado. Vou fazer pra ver como ficam. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram