Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Salada de folhas com ceviche de peixe branco

Salada de folhas com ceviche de peixe branco

saladadefolhascomceviche_cozinhandopara2ou1

Eu juro que não consigo entender a lógica de São Pedro — se é que existe uma! Em pleno outono tivemos noites super frias, dignas do tradicional inverno severo de julho, e os últimos dias em São Paulo têm sido bem agradáveis, se não até um pouco abafados. Será que o aquecimento global consegue explicar tantas oscilações na temperatura?

Bom, o negócio é que resolvi aproveitar o tempo bom e me esbaldar em um prato fresquinho e leve, enquanto a vontade de devorar um belo prato de macarrão não aparece novamente por aqui. 😉

Confesso que a definição do cardápio se deu basicamente pela preguiça: dei uma olhada na geladeira e as folhas verdinhas e já lavadas sorriram para mim. Depois de definida a base, o peixe marinado veio para completar o prato com proteína e muito sabor. O maior trabalho foi cortar a cebola, a pimenta e as ervas e espremer o limão para temperar tudo. Almoço irresistivelmente prático e light!

Salada de folhas com ceviche de peixe branco

Folhas verdes rasgadas (alface romana, alface frisée etc.)
1 filé de peixe branco (ou de pescada, corvina, linguado, robalo, tilápia, saint peter)
1/2 cebola pequena
1 limão tahiti (ou meio tahiti com meio siciliano)
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de coentro ou outras ervas frescas picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte o peixe em tiras e coloque em uma tigela funda. Corte rodelas bem finas de cebola, preferencialmente da roxa, e coloque por cima do peixe. Rale o gengibre e pique bem a pimenta (se gostar bem picante, deixe as sementes) e as ervas e adicione ao peixe.

Esprema o limão por cima e misture tudo com cuidado. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino e deixe marinar na geladeira por 15 minutos. A acidez do limão vai “cozinhar” o peixe.

ComoFazerCeviche_CozinhandoPara2ou1

Na hora de servir, arrume em um prato a base com as folhas, retire o ceviche da geladeira e distribua-o com o caldo por cima da salada para temperá-la.

Esta receita serve bem uma pessoa. Para servir mais pessoas, multiplique as quantidades dos ingredientes.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram