Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Sopa cremosa de beterraba assada com iogurte (Borscht)

Sopa cremosa de beterraba assada com iogurte (Borscht)

sopacremosabeterrabaiogurte_cozinhandopara2ou1.jpg

A temperatura mínima que enfrentei na vida foi -25ºC em Cracóvia, na Polônia. Foi a primeira vez que vi neve e, para aproveitar a novidade e explorar a cidade branquinha nos poucos dias em que estive lá, eu intercalava caminhadas pela rua gelada (no centro histórico não circulam carros ou ônibus públicos) com pausas em cafés ou bares (com calefação) para tomar um chá ou um capuccino bem quente.

Em uma dessas paradas, vi uma garçonete servindo uma canecona fumegante com uma bebida pink linda. Por sorte, ela conseguiu me explicar em inglês que na verdade era uma porção de Borscht, uma sopa de beterraba assada com iogurte. Pedi uma também e adorei, nunca tinha provado nada igual: uma sopa deliciosamente cremosa, uma combinação surpreendente de sabores e uma cor incrível.

Aí o frio resolveu atacar nesta semana, eu tinha umas beterrabas em casa e me lembrei saudosa daquela delícia polonesa. Foi aí que resolvi improvisar esta sopa do jeito que eu imaginei que era feita, e até que ficou muito boa e, pelo que me lembro, bem parecida com aquela original.

Sopa cremosa de beterraba assada com iogurte (Borscht)

2 beterrabas médias
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho picado
3 xícaras de caldo de legumes
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de limão espremido
100g. de iogurte natural não adoçado

Lave bem as beterrabas e embrulhe-as em papel alumínio. Coloque-as em uma assadeirinha e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 45 minutos ou até que fiquem macias (espete com um palito ou faca para verificar se o centro também está cozido). Retire do forno, tire o papel alumínio e espere esfriar um pouquinho para você não se queimar.

Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma panela grande e refogue a cebola e o alho, que não precisam estar em cubos muito pequenos pois serão batidos no liquidificador depois, até que fiquem transparentes. Acrescente o caldo de legumes e o açúcar e espere ferver. Desligue o fogo.

comofazersopabeterraba_cozinhandopara2ou1.png

Descasque, corte as beterrabas em pedaços não muito grandes e coloque-os no liquidificador. Despeje o caldo temperado, o limão espremido e bata bem até ficar um creme homogêneo. Importante: para que o liquidificador não exploda, deixe uma fresta na tampa para que o vapor saia — cuidado, ele vai estar quente (se preferir, espere esfriar um pouco mais).

Devolva o creme à panela e deixe-o ferver em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos para engrossar um pouco. Se quiser, acrescente sal — eu acho mais gostosa sem o sal, fica meio adocicada.

Você pode misturar o iogurte antes de servir ou usá-lo para decorar o prato. Esta quantidade rende entre 2 e 3 porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram