Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel

Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel

berinjelagrelhadamolhofalafel_cozinhandopara2ou1.jpg

Não me considero vegetariana porque só não como mais carne pois não gosto muito, mas vira e mexe a proteína animal não aparece nas minhas refeições, principalmente quando estou com minha mãe — que também adora legumes e vegetais.

Este almoço começou com o faláfel, que fiz para ela experimentar (!), mas a berinjela grelhada virou a protagonista da mesa. Ótima sugestão para uma Segunda Sem Carne.

Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel

Para a berinjela grelhada:
1 berinjela média
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho de gergelim:
4 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de gergelim
4 colheres de azeite
1 dente de alho amassado
1/2 limão espremido
1/2 colher de chá de páprica
Sal e pimenta do reino a vontade

Para acompanhar:
1 receita de Faláfel (bolinhos de grão de bico)

Comece com o molho de gergelim (eu usei um mixer, mas pode ser feito também no liquidificador ou no processador de alimentos). Misture todos os ingredientes e bata até que fique um creme homogêneo. Coloque em uma molheira ou tigelinha e salpique um pouquinho de páprica por cima. Reserve.

Prepare o faláfel e mantenha-o aquecido.

comofazerberinjelagrelhada_cozinhandopara2ou1.png

Para finalizar, corte a beringela em fatias no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta do reino. Depois, grelhe os dois lados de cada fatia até dourar (eu gosto de deixar bem tostadinha para ficar mais crocante). Como usei uma frigideira antiaderente, coloquei apenas uma gotinha de azeite para untar.

Sirva a berinjela grelhada com o molho de gergelim e o faláfel e um limãozinho cortado para acompanhar.

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Se quiser, complemente com uma salada bonita (como a Salada com mini cenouras, grão de bico, uvas passas e coalhada seca temperada).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram