Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Especial de Carnaval: comidinhas para antes e depois da folia

Especial de Carnaval: comidinhas para antes e depois da folia

MixEspecialCarnaval

Seja para acompanhar a cerveja gelada e um bom papo com os amigos ou para forrar o estômago depois da balada; para passar o tempo livre em casa na cozinha ou um lanchinho rápido para não perder nada da festa. Nosso Especial de Carnaval tem sugestões para agradar a todo tipo de folião — espécie humana que surge apenas nesta época do ano. 😉

Uma bela porção de Bolinho de arroz (ou Arancini) ou de Croquetes de carne com batata não decepcionam nunca para acompanhar um bom papo e uma cerveja bem gelada, ainda mais ao lado de uma gostosa Maionese de leite (para evitar o risco de salmonela do ovo cru) ou Maionese verde. Outra opção de petisco diferente e delicioso são as Salsichas aperitivo caramelizadas com mel e shoyo. Quer mais ideias nessa linha? Use e abuse do nosso especial Comida de Boteco.

Se você quer colocar a mão na massa literalmente, aposte na Massa fresca caseira ou então em um delicioso Nhoque de batata com Molho de tomate com calabresa e/ou pepperoni. O que acha de um Espaguete à amatriciana (All’amatriciana) ou um Spaghetti al limone siciliano (espaguete ao limão)? Uma sugestão diferente, leve e também deliciosa é o Gnudi alla gremolata (nhoque de ricota com azeite aromatizado).

Se você está controlando as calorias, o segredo é escolher uma massa integral ou feita com farinhas com índice glicêmico mais baixo (como as de arroz, de linhaça, de grão de bico etc.) e um acompanhamento mais leve como o Molho de tomate com funghi e ricota, o Penne ao molho de tomates e abobrinha ou o Talharim caprese na manteiga (com queijo, tomate e manjericão fresco).

Para o jantar, sugiro a tradicional massa crocante e fácil que até minha sobrinha de 5 anos já sabe fazer: Pizza do Odair. Se quiser variar um pouco o formato, tem também o Calzone do Odair. E, para quem está de dieta ou para os mais preguiçosos (ou práticos), sugiro a Pizza de pão sírio, mais rápida e com menos calorias.

Outras opções mais saudáveis e nutritivas são as Panquecas coloridas, feitas com base na massa básica colorida com beterraba, couve ou espinafre, por exemplo, ou um Festival de almôndegas nutritivas e com calorias reduzidas.

Se o objetivo for preparar um almoço ou jantar especial, sugiro alguns pratos rápidos que não precisam de complementos, como o Salmão grelhado com maçã caramelizada e rúcula, o Bolo de carne recheado, o Rosti de batata com molho de champignons, o Ragú fácil com discos de polenta ou o clássico Mac ‘n’ cheese (macarrão com queijo gratinado)

Como acompanhamento, este Filé de frango com queijo ao forno é uma sugestão interessante que fica super gostoso ao lado de uma massa ou de arroz com feijão ou então dentro de um pão ou no prato. As Iscas crocantes de frango são um petisco gostoso e bonito que cai bem em qualquer ocasião e vira também um acompanhamento diferente para as refeições.

Quem quer fugir do tradicional pode apostar no Mix de cogumelos ao vinho, no Camarão ao catupiry, no Queijo nozinho à parmegiana ou na Moussaká (lasanha grega de berinjela com carne moída). Ou que tal um Festival de Comida Mexicana?

Para fechar a refeição com chave de ouro, um docinho nunca é demais. Você pode escolher entre os facílimos e rapidíssimos Montinhos de pipoca com chocolate, a Sobremesa ultrafácil de Bis ou a Tortinha super fácil de maçã com canela. Já os Bolinhos de banana com aveia podem ser servidos em um café especial da manhã ou da tarde.

Para quem não abre mão do chocolate, a minha sugestão é uma  Mousse especial ou um sorvetinho delícia e super fácil de fazer: Sorvete fácil de chocolate Alpino com bananaBiscoitos de Nutella são hiper fáceis, usam apenas 3 ingredientes e é uma ótima opção de receita para fazer com e para as crianças.

Agora, para forrar o estômago depois da balada, vocês precisam de comidas gostosas mas muito rápidas e práticas como a Batata assada no microondas, o o Filé de peixe com queijo derretido no forno, o Filé a pizzaiolo rapidinho, um  Sanduíche de omelete (sem pão) ou o clássico Ovo mexido.

Uma outra ideia é deixar prontos alguns lanches rápidos, como o Cachorro quente de forno (enroladinhos de salsicha), a Empadinha super fácil (liquidificador) que é ótima e super fácil de fazer, Esfihas (massa caseira e recheio de carne temperada), que têm massa super leve e recheio muito saboroso, o Quibe assado de quinua e ricota  ou uma Torta com massa de arroz ou uma Torta salgada de pão amanhecido.

Com essas dicas, energia não vai faltar, seja na avenida ou atrás do trio elétrico.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram