Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Arroz vermelho com linguiça caramelizada no balsâmico

Arroz vermelho com linguiça caramelizada no balsâmico

arrozvermelhocomlinguic3a7anobalsamico_cozinhandopara2ou1.jpg

Nunca tinha preparado arroz vermelho. Aliás, até bem pouco tempo atrás eu nem sabia da existência dessa variedade. Mas ganhamos  uma caixa da La Pastina no Encontro Gourmet e, depois de ver uma reportagem sobre o grão, fiquei curiosa para experimentar. Ouvi alguns comentários de que ele demorava a cozinhar, por isso resolvi usar a panela de pressão e combinei com uma linguiça caramelada no vinagre balsâmico. A textura e o sabor ficaram tão bons que quase comi sozinha as duas porções. x)

3/4 de xícara de arroz vermelho cru
2 xícaras de água
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho amassado
2 linguiças calabresa defumadas em rodelas
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Ervas frescas picadinhas

Leve a panela de pressão ao fogo alto, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o arroz e refogue também. Adicione a água e sal, tampe a panela e espere chiar. Abaixe o fogo e marque 25 minutos para que o arroz fique al dente.

Quando faltar 5 minutos para o tempo de cozimento do arroz, aqueça uma panela pequena e coloque as linguiças para soltarem gordura. Se precisar, regue com um fiozinho de azeite. Quando começarem a dourar, junte o vinagre balsâmico e vá mexendo até que o líquido diminua.

Após o cozimento do arroz, desligue o fogo e espere que a pressão saia. Abra a panela, coloque as linguiças caramelizadas sobre o arroz e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, mexendo bem para distribuir o sabor por igual.

Divida o arroz em dois pratos e salpique as ervas antes de servir. Eu decorei cada prato com uma pimenta biquinho.

arrozvermelhocomlinguicanobalsamico_cozinhandopara2ou1.jpg

O arroz vermelho é um grão integral rico em fibras e proteínas e tem mais ferro e zinco que o branco. Sua cor deve-se à grande quantidade do corante natural ancianina, um antioxidante indispensável para o sistema imunológico que também ajuda a diminuir o envelhecimento precoce (degeneração celular) e também as doenças cardíacas.

 

arrozvermelho_cozinhandopara2ou1.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram