Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Risoto cremoso de aspargos com pimenta rosa

Risoto cremoso de aspargos com pimenta rosa

RisotoCremosoDeAspargosComPimentaRosa_CozinhandoPara2ou1

Demorei bastante para criar coragem de tentar fazer um risoto. Não sei porque tinha a impressão de que era muito difícil de acertar e que não ficaria bom. Ainda bem que resolvi “me meter” a experimentar, porque é um prato super fácil de fazer, que sempre fica gostoso e, o melhor, bonito.

As possibilidades são inúmeras, por isso é super fácil de agradar a todos. Este com aspargos fica leve e a pimenta rosa enfeita e empresta um leve aroma, sem deixá-lo picante. Excelente para acompanhar uma carne grelhada.

Risoto cremoso de aspargos com pimenta rosa

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
100. g de aspargos frescos
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de sopa de pimenta rosa
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, acrescente os aspargos cortados em pedaços (reserve as pontas), tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e de metade da pimenta rosa. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Finalize os pratos com a pimenta rosa e as pontas dos aspargos para enfeitar.

Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe uma carne ou peixe grelhado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Mariana

    /

    Olá!!

    Adoooooooooooooroo seu site. Moro sozinha e acho incrível a facilidade de encontrar qualquer coisa aqui.
    Contudo, eu to tendo dificuldades com a parte do caldo de legumes. Você não colocou exatamente quantos tabletes são. Desculpa a ignorância, mas eu nunca fiz risoto e fiquei meio confusa! :/
    Obrigada!

    Mari.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mari, que bom que o site está sendo útil pra vc. 🙂
    Bom, sobre o caldo, a quantidade vai depender do tamanho do tablete, da marca… você precisa conferir a indicação na embalagem mesmo, aí não tem erro. Mas ó, quer uma dica ainda mais legal? Aproveita pra fazer seu próprio caldo! Tem receitinha mega simples aqui e o resultado é incrivelmente melhor — e vc pode deixar pronto no congelador em forminhas de gelo. Super prático! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

10 + treze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram