You are here:  / Pães e biscoitos / Focaccia (pão italiano achatado)

Focaccia (pão italiano achatado)

 

img_20131016_171306.jpg

Focaccia é uma delícia e fazer pães é uma paixão que vem sendo alimentada cada vez mais pelo Cozinhando para 2 ou 1. Misturar os ingredientes com as mãos até que a massa se forme e desgrude dos dedos, sová-la com firmeza e carinho, formar o pão e contar cada minuto no forno antes de finalmente abri-lo e sentir o perfume e o sabor daquilo que você fez. Para mim, é irresistível!

1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher de sopa de mel
1/2 xícara de água morna
4 colheres de sopa de azeite
+/- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
Azeite, alecrim e sal grosso para finalizar

Em uma tigela grande, misture o açúcar com o fermento e acrescente a água. Mexa para dissolver bem e acrescente 1/4 de xícara de farinha de trigo e misture. Cubra a tigela por uns 5 minutos para que o fermento cresça.

Adicione o azeite e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e amassando até que desgrude das mãos (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos de farinha, dependendo da marca usada e da umidade do dia). Sove-a por pelo menos uns 10 minutos em uma superfície enfarinhada e retorne à tigela untada com um pouquinho de azeite. Cubra novamente com um pano de prato limpo e deixe crescer por pelo menos 1 hora em local protegido (eu coloco dentro do microondas desligado).

Unte uma assadeira grande (ou duas pequenas) com um pouco de azeite e coloque a massa no centro. Com os dedos, vá espalhando a massa pela assadeira, espalhando-a. Regue a massa com um fio de azeite, salpique o sal grosso (eu não tinha e usei o refinado mesmo) e o alecrim por cima.

Dica: se quiser, distribua um pouco de outros ingredientes como tomatinhos picados ou tomates secos, azeitonas, queijos, cebola em rodelas etc.

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que a superfície comece a dourar.

Rende uma focaccia grande ou duas focaccias médias (individuais). Pode ser servida com manteiga, patês, acompanhando outros pratos ou ser usada em sanduíches.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

13 − doze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram