Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Receitas práticas e fáceis para as ceias das Festas de Fim de Ano

Receitas práticas e fáceis para as ceias das Festas de Fim de Ano

 

Ano retrasado passei o Natal em Praga. Sozinha num país em que praticamente ninguém falava a minha língua e longe da família no dia 24 de dezembro pela primeira vez. E foi ótimo: descobri que uma ceia individual (ou a dois) pode, sim, ser bem feliz e deliciosa. Contei esta história para mostrar como é possível passar as Festas de Fim de Ano só com você mesmo ou com mais alguém. Mas independente do número de pessoas, minhas receitas cabem em qualquer comemoração: para cozinhar para muitos, é só multiplicar as quantidades, de forma bem simples.

As ceias de Fim de Ano geralmente representam um pesadelo para quem lutou o ano todo para perder alguns quilinhos: repletas de delícias calóricas e poucas opções mais leves. Como sempre procuro fazer, além dos pratos tradicionais para o Natal e o Ano Novo, pensei também em algumas versões um pouco menos calóricas e mais saudáveis mas ainda assim gostosas como pede a ocasião. Algumas ideias para quem quer entrar no clima de festa sem deixar a reeducação alimentar de lado.

Para começar a comilança, entradas e petiscos especiais: Muçarela de búfala enfeitada (com frutas secas, conservas, oleaginosas etc.), Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas ou o facílimo e versátil Creme de queijo temperado. Depois, aposte em uma Salada de Maionese, uma Salada de macarrão com peru (que também é uma ótima opção para aproveitar as sobras no dia seguinte) ou uma Salada colorida de lentilhas da sorte. O Vinho refrescante é ótimo para embalar a conversa.

Tender de festa não pode faltar, assim como o Peru assado com abacaxi e um Lombo assado ou um Lombo de porco ao limão. Se preferir, tem também Bacalhau ao forno e um especial Peixe empanado com farofa de amêndoas e avelãs.

Como acompanhamento, escolha entre Purê de maçã com especiariasRisoto de amêndoas tostadas e uvas passas ao espumante, Lentilha com linguiça e legumes e uma Farofa de ovo com milho ou uma Farofa de gérmen de trigo com maçã e castanha.

Além do Purê de maçã com especiarias, que também pode virar uma sobremesa, para adoçar a noite fique com o Bolo natalino de frutas, o Blondie de festa (brownie branco com castanhas e frutas vermelhas secas) ou o Pavê de cerejas com gotas de chocolate. Para quem não quer recuperar nas ceias os quilinhos que lutou para perder durante o ano, tem duas opções bem gostosas e mais leves: Rabanadas com calorias reduzidas e assadas e Torta gelada de iogurte com gengibre e romã (calorias reduzidas).

Para acompanhar o café ou licor que fecha a noite ou então para montar pacotinhos e presentear os amigos, Biscoitinhos de canela.

Ah, e não esqueçam que o principal ingrediente para uma ceia feliz é o Amor.
Feliz Natal e que 2014 seja um ano delicioso para você e sua família!

Quer ainda mais opções de receitas especiais para as ceias das Festas de Fim de ano? Dê uma olhada em outros cardápios especiais temáticos:
85 receitas para as Ceias de Fim de Ano (Natal e Ano Novo)
_ Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2015-2016
Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2014-2015
Menu da Semana #6: Especial de Natal
Menu da Semana #7: Especial de Ano Novo

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram