Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Pasta alla Norma (com molho de tomate, berinjela, alho, manjericão e pimenta calabresa)

Pasta alla Norma (com molho de tomate, berinjela, alho, manjericão e pimenta calabresa)

Acho que já contei que a berinjela não é dos meus alimentos favoritos, mas ultimamente tenho me proposto a encontrar formas de comer coisas diferentes e nutritivas. Minha avó sempre colocava um legume ou outro no molho do macarrão e analisando a geladeira outro dia lembrei desta receita italiana.

Com o azeite, o alho, o manjericão e a pimenta calabresa contribuindo para que o tomate ganhe novos sabores, a berinjela acaba não (me) incomodando e resulta em um prato único gostoso e bonito.

Pasta alla Norma (com molho de tomate, berinjela, alho, manjericão e pimenta calabresa)

1 porção de massa
3 colheres de sopa de azeite
1 berinjela pequena
1 dente de alho fatiado
1/2 colher de chá de pimenta calabresa desidratada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1/2 xícara de polpa de tomate
1 colher de sopa de manjericão picado
+/- 30g. de queijo parmesão, ricota fresca ou defumada
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte a berinjela em 4 pedaços no sentido da altura e retire o excesso de sementes (deixe pelo menos 1 dedo e meio de polpa). Em seguida, corte pedaços de mais ou menos 1 dedo de espessura.

Coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções para ficar al dente.

Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher de sopa de azeite. Grelhe os pedaços da berinjela até dourar o lado de baixo. Regue-os com 1 colher de sopa de azeite e vire-os para dourar o outro lado. Quando estiverem dourados, adicione a pimenta e o restante do azeite e doure também o alho.

Acrescente o tomate e a polpa de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até os pedaços de tomate começarem a se desfazer. Desligue o fogo, acrescente o manjericão e envolva a massa com o molho.

Sirva com o queijo ralado na hora ou a ricota despedaçada. Na foto eu usei lascas de ricota defumada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram