Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegetais / Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo)

Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo)

Confesso que não sou muito fã da berinjela, mas desse jeito não dá muito para sentir o gosto e fazer careta. Sem contar que um molhinho de tomate caseiro e queijo deixam tudo ainda mais gostoso.

Aprendi esta receita com a Carla Colombo no workshop Rap10 do II Encontro Gourmet e adorei logo de cara.

Fiz umas pequenas adaptações (ah, a preguiça!) e super recomendo como uma entradinha ou um acompanhamento interessante.

Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo)

1 abobrinha pequena
1 berinjela pequena
4 discos de Rap10
6 fatias finas de muçarela
3/4 xícara de molho de tomate
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece cortando a abobrinha e a berinjela em fatias no sentido do comprimento (na receita original, as fatias de mais ou menos 3mm eram pré-cozidas no vapor,  mas eu preferi eliminar essa etapa e usei um descascador de legumes e fazer fatias bem fininhas e assá-las direto no forno). Corte os discos de Rap10 em 3 fatias e a muçarela ao meio também no sentido do comprimento.

A Carla usou ramequins pequenos mas pensei em usar um maior (menos louça, vocês me entendem). Fiz um separado para ver se tinha alguma diferença e as duas formas ficaram ótimas. Comece cobrindo o fundo dos potinhos com molho de tomate.

Tempere os legumes com azeite, sal e pimenta do reino (como meu molho já estava bem temperadinho, não usei mais nada, mas se quiser acrescente ervas, alho, cebola etc.) e comece montando as camadas nesta ordem: uma tira de Rap10, uma fatia de abobrinha, uma fatia de queijo, outra tira de Rap10, uma fatia de berinjela e uma fatia de queijo. Com cuidado, enrole tudo junto formando um rocambole e coloque-o no ramequim (se quiser, faça rolinhos maiores com mais uma camada de cada). No pote maior, é só ir colocando com as pontas encostadas na lateral que eles não desenrolam. No menor, usei um palitinho de dente para segurar as camadas e retirei na hora de servir.

Distribua o restante do molho sobre os rolinhos e leve ao forno pré-aquecido em 250ºC por cerca de 20 minutos para o queijo derreter e dar uma leve dourada.

Como, para mim, molho vermelho pede queijo ralado, tirei os ramequins do forno e salpiquei um pouquinho de parmesão por cima.

Esta quantidade serve bem duas pessoas, como acompanhamento, e até 6 pessoas como entradinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram