Você está aqui:  / Acompanhamentos / Carnes / Farofa de feijão com linguiça

Farofa de feijão com linguiça

img_20131121_1355181.jpg

Adoro experimentar pratos e ingredientes diferentes, mas cresci comendo comidinha tradicional caseira, principalmente a da minha avó, e sempre bate uma saudade daquelas receitas simples mas gostosas. Como esta farofa, que é uma boa maneira de reaproveitar o feijão que sobrou de ontem e, como tem proteína e carboidrato, já deixa a refeição mais completa. Esta aí da foto eu comi com uns legumes na manteiga.

1 linguiça fininha defumada
3 colheres de sopa de cebola bem picadinha ou ralada
1 dente de alho amassado
+/- 1/2 xícara de farinha de mandioca biju
1/2 xícara de feijão cozido e escorrido (usei o Feijão Pronto para Temperar da Camil)
3 colheres de sopa de ervas frescas picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte a linguiça em rodelas não muito grossas e coloque-a para soltar a gordura em uma panela ou frigideira alta. Se necessário, acrescente um fiozinho de azeite. Quando a linguiça estiver quase dourando, acrescente a cebola e o alho para refogar.

Coloque a farinha (aprendi com minha mãe a usar a Deusa) aos poucos, mexendo para incorporar e dourar homogeneamente também. Eu prefiro deixar minha farofa mais moreninha do que branca, acho que fica mais saborosa, mas você controla o ponto como preferir.

Para finalizar, adicione o feijão sem o caldo, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Misture mais uma vez para distribuir bem os temperos, tomando cuidado para não desmanchar os grãos de feijão. Se quiser, pode aumentar a quantidade de farinha a vontade.

Esta quantidade serve duas pessoas como acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

10 + 10 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram