Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Eventos, cursos e afins / II Encontro Gourmet: é claro que eu fui!

II Encontro Gourmet: é claro que eu fui!

2eg.jpg

Sábado passado foi dia de celebrar a comida e as amizades no II Encontro Gourmet, um encontro anual para quem curte e compartilha receitas e delícias nos blogs e sites de Gastronomia. Mais de 100 foodbloggers do Brasil inteiro participaram no Club Nacional, em São Paulo, de um dia de palestras, workshops e degustações especiais — que, na minha opinião, foi tão bom que acabou muito rápido!

cafeeg.jpg
Fotos: Carina, do Na Cozinha da Carina

Na entrada, fomos recebidos por um caprichado Café de Boas Vindas e por uma mesa com delícias preparadas pelos participantes. O Cozinhando para 2 ou 1 esteve lá com Sequilhinhos de leite condensado (ainda não deu tempo de publicar a receita aqui, mas farei em breve).

sam_1227.jpg

Depois dessa deliciosa recepção, foram iniciados os workshops. Infelizmente não deu para participar de todos, mas os que vi foram ótimos. Para começar, a chef Bruna Leite, que criou um blog há 2 anos e acabou largando a carreira de advogada para se formar no Le Cordon Bleu, apresentou um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa com os produtos La Pastina. Começou com um interessante Aranccini de risoto de funghi com ketchup de balsâmico, seguido de um Penne com passata e bacon, alcachofra e parmesão e finalizou com uma Pannacotta com calda de geleia de frutas vermelhas.

lapastina.jpg

O segundo workshop do dia foi o do Feijão Pronto para Temperar da Camil, que contou com a presença do simpaticíssimo chef Edu Guedes, que preparou um Risoto de Feijoada simplesmente maravilhoso e um doce de feijão caramelizado, que infelizmente não consegui provar.

eduguedescamil.jpg

Logo em seguida, o chef Rodrigo Saraiva apresentou três receitas super rápidas e fáceis preparadas no micro-ondas LG: Crisps de parmesão com ervas, Quiche de caneca com presunto cru e queijo gruyère, e um Blondie (versão branca do brownie) com cranberries secas.

rodrigosaraivalg.jpg

Após isso, as blogueiras Carla Colombo e Cintya Ferrari usaram Rap10 para fazer, respectivamente, uma releitura super interessante do Ratatouille (essa belezinha da foto que certamente tentarei em casa) e cannoli, que nunca tinha imaginado fazer assim.

sam_1154.jpg

Depois, tive uma das experiências mais inusitadas até hoje no que diz respeito à degustação: Azeite Borges. Sim, com a orientação do sommelier de azeites Paulo Freitas, eu CHEIREI e BEBI azeites para descobrir todas as propriedades de 3 tipos diferentes, e depois aprendi a melhor forma de harmonizá-los com diversos tipos de comida: saladas, queijos (dos mais suaves aos mais marcantes), carnes e até com sorvete! Confesso que era algo que não me chamou a atenção à primeira vista, mas simplesmente me surpreendeu. Adorei.

sam_1172.jpg

No workshop da AdeSMonalisa Cavallaro nos ensinou a fazer duas vitaminas e um docinho de mix de castanhas com leite de soja muito gostoso. E é tão legal descobrir novas possibilidades para utilização dos produtos que eu ainda me surpreendo com os resultados.

sam_1181.jpg

O chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, também participou do Encontro Gourmet, levando duas receitas lindas, cheirosas e super saborosas utilizando os novos molhos de shoyo Satis: uma dourada ao forno com vinagrete de pupunha com Satis suave e raízes assadas no sal grosso com manteiga de garrafa (na foto) e uma carne de sol curada no Satis intenso com baião de dois. O que mais me chamou atenção foi o carinho e o capricho com que ele manuseia os ingredientes e como curte o ato de cozinhar. Além de passar ótimas dicas, para mim foi uma excelente aula de como preparar a comida. Apaixonante e irresistível.

rodrigomocotosatis.jpg

Em seguida aconteceu o workshop BOS BBQ e Wessel, com Gustavo Bottino, Blake Watkins e André de Luca, mas no mesmo horário participei da minha atividade preferida do dia: Descobertas do Paladar no Escuro, oferecido pela chef Dani Padalino, da excelente Banqueteria Nacional. Ainda quero falar muito mais sobre isso pois foi uma experiência excepcionalmente incrível e surpreendente e que fechou com chave de ouro um dia especial.

[ATUALIZAÇÃO: Leia mais sobre o jantar no escuro]

1394017_659172054104601_551473320_n.jpgFoto: Banqueteria Nacional

Entre um workshop e uma degustação, era possível visitar estandes das marcas presentes para conhecer e experimentar produtos como camarões e salmão defumado da Frescatto, creme de avelã com chocolate e pratos e molhos prontos da Fugini, a festejada pipoca gourmet Pipó e o maravilhoso queijo Palmira e o doce de leite Borboleta, entre outros.

standseg.jpgFotos: as duas da direita são da Carina, do Na Cozinha da Carina

E depois de todas essas atrações, ainda tive a oportunidade de conhecer os Homens Gourmet Guga Rocha, Carlos Bertolazzi e Dalton Rangel, que também foram prestigiar o evento e atenderam a todos os pedidos de fotos com a maior boa vontade e um super bom humor.

homensgourmet-2.jpg

Além de uma excelente oportunidade de conhecer tanta gente que não vou nem citar nomes para não esquecer de ninguém, o Encontro Gourmet me mostrou que ainda há muita coisa a ser desvendada nesse mundo tão rico da comida e que as possibilidades são praticamente infinitas. Portanto, esperem muito mais por aqui. Pretendo, ao longo dos meses, ir reproduzindo as receitas que aprendi no evento e testar os produtos que ganhei dos patrocinadores.

sam_1222.jpg

Que belo presente de aniversário do Cozinhando para 2 ou 1 eu recebi. Obrigada a todos os envolvidos, principalmente para a Sandra, a Dani e a Cecília, que se doaram e dedicaram para que o evento acontecesse e fosse tão lindo como foi. Parabéns, meninas! 🙂

1384394_547898358619941_1786829588_n.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

25 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram