Você está aqui:  / Cardápios Especiais / 30 opções de massa para você escolher sua preferida

30 opções de massa para você escolher sua preferida

mixmacarrao.jpg

Do macarrão instantâneo à massa caseira; das pastas tradicionais da nonna às versões integrais e leves. São tantas as variações que é possível agradar a todos os gostos, bolsos e níveis de experiência na cozinha. Para não ficar de fora da comemoração, confira a seleção de receitas rápidas, fáceis e deliciosas com um dos ingredientes mais queridos no mundo todo e mangia che ti fa bene!

De acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias & Pão e Bolo Industrializados), o Dia Mundial do Macarrão foi estabelecido em 25 de outubro durante o I World Pasta Congress, realizado em 1995 em Roma, na Itália. A partir disso, a data vem sendo comemorada anualmente ao redor do mundo com o principal objetivo de divulgar as propriedades nutricionais do macarrão e incentivar o seu consumo.

É importante reforçar que, vetada em muitas dietas da moda, a massa não é tão proibida assim. Está completamente enganado quem diz que devemos evitar ao máximo os carboidratos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda pessoa deve ingerir diariamente cerca de 50% a 60% de carboidratos (de preferência integrais), 20% a 30% de lipídeos (de preferência vegetais) e 10% a 15% de proteína (animais ou vegetais), além de vitaminas, sais minerais e fibras. Isso porque o organismo precisa de todos eles para se manter saudável.

E, ao contrário do que muita gente pensa, os carboidratos são indispensáveis principalmente para quem pratica atividades de alta intensidade. Sem estoque de energia, o corpo começa a queimar as gorduras mas também os músculos, que são muito mais difíceis de recuperar. Por isso, todo mundo merece um macarrãozinho gostoso de vez em quando, seja ele acompanhado de um molho italiano com bacon ou então de uma combinação leve e saborosa de legumes. Qual é a sua preferida?

Se você quer colocar a mão na massa literalmente, aposte na Massa fresca caseira ou então em um delicioso Nhoque de batata. Se preferir algo mais rápido e prático, fique com o Canelonni de massa de pastel. E em qualquer ocasião um suculento Molho ao sugo natural deixa tudo ainda melhor.

Para quem prefere as receitas mais conservadoras, tem o Molho à bolonhesa tradicional, o Espaguete à amatriciana (All’amatriciana), a Pasta al burro (massa na manteiga com parmesão), a Macarrão à carbonara (com ovo, queijo, bacon e creme de leite), o Conchiglioni ripieni di formaggi al pomodoro (Conchas de macarrão recheadas com queijos ao molho de tomate) e o clássico Espaguete ao alho e óleo.

Se a ocasião pede um jantar um pouquinho mais sofisticado, prepare um Penne verde com creme de brie e cebolas caramelizadas, a Massa ao gorgonzola, o Molho funghi rápido (sem creme de leite) ou o Spaghetti al limone siciliano (espaguete ao limão).  Uma sugestão diferente, leve e também deliciosa é o Gnudi alla gremolata (nhoque de ricota com azeite aromatizado).

Para não ter erro, aposte no Molho de tomate com calabresa e/ou pepperoni, no Penne ao frango cremoso com ervilhas ou no Molho à bolonhesa vegetariano (com queijo coalho).

Mac ‘n’ cheese (macarrão tradicional americano com creme de queijo gratinado no forno), o Macarrão com molho branco à parisiense , o Macarrão ao forno com calabresa e molho rosê fácil, o Yakisoba de shimeji e kani kama com misso (é uma receita oriental mas ainda assim de macarrão, certo?) também são opções deliciosas (e também calóricas).

Se você está controlando as calorias, o segredo é escolher uma massa integral ou feita com farinhas com índice glicêmico mais baixo (como as de arroz, de linhaça, de grão de bico etc.) e um acompanhamento mais leve como o Molho de tomate com funghi e ricota, a Massa com abobrinha, limão e hortelã, o Penne ao molho de tomates e abobrinha, o Farfalle aos tomatinhos assados com alcaparras, ervas e um toque de alho ou o Talharim caprese na manteiga (com queijo, tomate e manjericão fresco).

Agora, quem quer opções ainda mais saudáveis e nutritivas, pode escolher entre o Macarrão instantâneo supersaudável (macarrão de arroz bifum com legumes) e o Macarrão com salsicha e molho especial da Tia Lu.

E, para fechar a nossa seleção, por que não uma Salada de macarrão com frango desfiado, rúcula e tomates?

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram