Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Sanduíches / Pizza enrolada da Tia Wanda

Pizza enrolada da Tia Wanda

As irmãs do meu avô paterno herdaram os genes da bisnonna e sempre cozinharam magnificamente bem. A Tia Tica e a Tia Wanda tiveram até uma casa de massas que era um sucesso absoluto na cidade.

Esta receita é uma variação muito especial da pizza de todos os dias que o meu pai adora — e ele ficou morrendo de vontade quando eu contei que tinha feito aqui sem ele para provar!

Pizza enrolada da Tia Wanda

1/4 xícara de óleo
1/2 copo de leite morno
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
+/- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
Sal a vontade
Para o recheio: tomates em fatia, fatias de muçarela, fatias de presunto, azeite e orégano

Para finalizar: 1 gema

Misture os ingredientes líquidos com o fermento e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até soltar das mãos (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da farinha e da umidade do dia). Se estiver tudo incorporado e, mesmo assim, a massa continuar grudenta, adicione farinha aos pouquinhos para chegar ao ponto (com cuidado para não deixá-la ressecada).

Jogue um pouco de farinha em uma superfície limpa e seca e sove a massa por pelo menos uns 5 minutos (amasse com força e bata um pouco para desenvolver o glúten e crescer mais). Coloque um pouquinho de farinha em uma tigela, a massa e mais um tiquinho de farinha por cima. Cubra com um pano de prato ou filme plástico e deixe descansar por pelo menos 1 hora em um lugar que não tenha vento (costumamos deixar dentro do microondas desligado).

Dica: Para saber se a massa está pronta, antes de colocá-la para crescer, separe uma bolinha dela e mergulhe em um copo com água. Quando estiver pronta, a bolinha sobe à superfície.

Após o crescimento, abra a massa com o rolo, distribua os tomates em rodelas temperados com um pouquinho de sal, azeite e orégano, a muçarela e o presunto. Enrole com cuidado para não romper a massa, dobre as duas laterais e coloque em uma assadeira untada com óleo ou margarina e enfarinhada. Deixe crescer por mais ou menos 30 minutos em local fechado.

Pincele a superfície com uma gema levemente batida e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC até dourar (mais ou menos 20 minutos). Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida.

A pizza enrolada pronta pode ser congelada. Espere-a esfriar, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiver firme, coloque em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve congelado por até 3 meses. Para servir, retire do congelador e leve ao forno bem baixo até esquentar.

Se preferir, use outros recheios: calabresa em rodelas ou moída, lombinho defumado, frango com catupiry, atum com rodelas de cebola, outros queijos etc. Ou então faça uma pizza enrolada doce com banana e leite condensado, queijo branco com goiabada, brigadeiro, doce de leite…

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram