Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Falafel (bolinhos de grão de bico)

Falafel (bolinhos de grão de bico)

Eu amo grão de bico mas demorei muito tempo para provar o falafel. É um bolinho super gostoso, macio por dentro e crocante por fora. Pode ser servido como um petisco, uma entrada ou então um acompanhamento.

Ótima opção para variar o cardápio.

Falafel (bolinhos de grão de bico)

+/- 150g. a 200g. de grão de bico cozido
+/- 1/4 xícara da água de cozimento do grão de bico
1 colher de sopa de limão espremido
1 colher de sopa de cebola bem picadinha ou ralada
2 colheres de sopa de ervas frescas (hortelã, salsinha e/ou cebolinha) — opcional
1 pitada de páprica defumada
1 a 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou farinha de rosca
Sal e pimenta do reino a vontade

Bata no liquidificador ou processador de alimentos o grão de bico com os outros ingredientes e somente o necessário da água de cozimento para conseguir bater. (No liquidificador, vai ser necessário usar uma espátula, com ele desligado, para mexer um pouco mas evite colocar muita água senão a massa fica muito mole.)

Coloque a massa em uma tigela e vá acrescentando aos poucos a farinha de grão de bico/ rosca. Passe um pouco de azeite nas mãos e molde bolinhos. Frite-os em uma frigideira com mais ou menos um dedo de azeite até que estejam bem dourados. Se preferir, pode fazer no forno ou na air fryer.

Eu salpiquei com um pouco de gergelim torrado por cima e servi com limão e coalhada seca com cebolinha. O número de bolinhos vai depender do tamanho deles, mas estas quantidades são suficientes para servir duas pessoas como entrada ou acompanhamento.

Dica: se quiser, você pode congelar o faláfel antes de fritar. Arrume os bolinhos já modelados em uma assadeira, um separado do outro, e leve ao congelador. Quando estiver firme, pode colocar em sacos plásticos ou potes bem fechados e manter congelado por até 3 meses. Na hora de preparar, retire do congelador uns 5 minutos antes de colocar no óleo quente (ainda congelado mesmo).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

  • Marcia

    /

    O gergelins não está na lista dos ingredientes. Quanto você utilizou?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Marcia, salpiquei um pouco por cima. Não tem uma quantidade específica, pode colocar o quanto quiser 🙂

  • Cristiane Brito

    /

    Bom dia, Lu, passando aqui pra pegar a receita do falafel. Queria saber se posso congelar?bjs

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Cristiane.
    Pode congelar, sim. Arruma os bolinhos já modelados em uma assadeira, um separado do outro, e leva ao congelador. Quando estiver firme, pode colocar em sacos plásticos ou potes bem fechados e manter congelado por até 3 meses. Na hora de preparar, retire do congelador uns 5 minutos antes de colocar no óleo quente (ainda congelado mesmo).
    Vou até incluir essa informação no post. Obrigada por perguntar 😉
    Beijo e volte sempre!

  • Daniele

    /

    Olá Luciana !
    Por favor qual o rendimento dessa receita ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Daniele. Se você ler a receita com atenção vai ver que já está lá:
    “O número de bolinhos vai depender do tamanho deles, mas estas quantidades são suficientes para servir duas pessoas como entrada ou acompanhamento”.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram