Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Filé de peixe com molho de camarão

Filé de peixe com molho de camarão

img_20130806_132103_ed.jpg

Você sabia que estamos na Semana do Peixe? Promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, esta já é a 10ª edição da campanha que tem como principal objetivo estimular o consumo de pescados no Brasil para alcançarmos a média recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 12 quilos ao ano por habitante.

Como eu engrosso o coro pelo consumo mais frequente dos frutos do mar, separei uma receitinha deliciosa, linda e fácil com peixe e camarões.

Filé de peixe com molho de camarão

1 filé de peixe (eu usei tilápia mas pode usar o seu preferido)
2 colheres de sopa de limão espremido
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas ou de ervas frescas
1 dente de alho picadinho
100g. de camarões pequenos frescos ou congelados
100ml. de leite ou de leite de coco (ou metade de cada)
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de chá de maisena dissolvida em 2 colheres de sopa de água
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere o peixe e os camarões com o limão, sal, pimenta do reino e as ervas. Deixe na geladeira por mais ou menos 10 minutos.

Aqueça uma frigideira alta, coloque um fio de azeite e grelhe o filé de peixe dos dois lados. Retire-o e mantenha-o aquecido.

Coloque na frigideira ainda quente o alho e os camarões (podem estar ainda congelados) e doure-os por uns 3 minutos, até começarem a embranquecer. Acrescente o leite/leite de coco, o molho de tomate e a maisena, mexendo sempre até começar a engrossar. Prove e corrija o sal, se necessário.

Sirva o molho de camarões sobre o filé de peixe. Você pode acompanhar de arroz branco e legumes ou batatas (palha feita no forno, noisette com lemon pepper, chips etc.)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram