Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Meatzza (pizza sem massa com base de carne moída)

Meatzza (pizza sem massa com base de carne moída)

Meatzza_Cozinhandopara2ou1

Sim, é isso mesmo que você leu. Uma pizza sem a massa, que é substituída por uma mistura de carne moída. Pode parecer estranho à primeira vista, mas esta espécie de bolo de carne fica uma delícia! Vi a Nigella fazendo na TV, segui direitinho o que ela ensinou e adorei o resultado: além de gostosa, é uma ótima alternativa para quem quer evitar os carboidratos simples no jantar.

Meatzza (pizza sem massa com base de carne moída)

250g. de carne moída
1 ovo
2 colheres de sopa de cebola ralada ou bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 1/2 colher de sopa de aveia em flocos finos ou de farelo de pão
1 1/2 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Manteiga ou margarina para untar
3 colheres de sopa de molho natural de tomates ou de molho de tomate urgente
Fatias de mussarela, parmesão ralado, azeitonas, folhas de manjericão, orégano ou qualquer outro ingrediente de sua preferência

Em uma tigela, misture bem a carne com o ovo, a cebola, o alho, a aveia e o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta do reino.

Unte com um pouquinho manteiga ou margarina um refratário ou forma pequena de pizza (eu usei uma forminha com fundo removível para ficar mais fácil de servir) e cubra o fundo com a carne, apertando suavemente para que não fiquem espaços vazios. Espalhe por cima o molho de tomate e coloque os ingredientes da cobertura.

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por 20 a 25 minutos até que a carne esteja completamente cozida e o queijo derretido. Sirva em seguida.

O rendimento desta receita vai depender muito do tamanho da sua forma ou refratário, o que deixa a base mais ou menos alta, e da quantidade de cobertura utilizada. A minha meatzza ficou do tamanho de um prato raso e com mais ou menos 1,5cm. de altura. Não consegui comer tudo sozinha — ela seria suficiente também para uma outra pessoa que também não comesse muito. (Para se ter uma referência, na conta de quantidades médias por pessoa, geralmente consideramos cerca de 100g. a 150g. de carne, dependendo do prato e dos acompanhamentos.)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

18 Comentários

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    Interessante para quando sobra aquele molhim a bolonhesa da macarronada de domingo, não acha? Faço algo semelhante só com ovos mussa e presunto mais os detalhes inseparáveis disso tudo.
    Adorei tudo por aqui e já estou recomendando aos amigos e filhos.
    Um abraço ou quantos forem necessários por aí.
    Cesar Augusto – Araraquara – sp

  • luciana c.

    /

    Muito boa ideia, Cesar. Não tinha pensado nisso, mas a carne da bolonhesa já tem o molho junto e um sabor delicioso — deve ficar mais saboroso ainda.
    Obrigada pela(s) visita(s) e indicações. E conte quando testar alguma receita ou entre em contato sempre que tiver sugestões. 🙂
    Abraços

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    Lá vai Luciana, é bem simples e você já deve ter experimentado.
    Fazer uma pizza bem rápida no micro com massa de lazanha pré pronta. Do mesmo jeito com sobras de molhinhos diversos. Tem gente que não gosta muito de usar microondas. Eu por exemplo, mas … se for assistir há um filme de suspense do Hitchicock a rápidez é necessária ….
    Cesar – direto de Araraquara

  • luciana c.

    /

    Nunca experimentei mas gostei da ideia! Coloca a massa, um molhinho gostoso e queijo por cima, leva ao micro e voilà filme de suspense? 🙂

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    É isso aí … na verdade é uma meia lasanha. Por que bastam duas camadas apenas. Molho por baixo – massa – molho – mussarelas – presuntaço – molho – massa – mussa e pre – raladão se quiser – azeitonas e por aí vai. Claro, se forem sobrinhas é mais rápido …
    Bom sabores a todos
    Cesar – direto de Araraquara a Morada Dourada

  • luciana c.

    /

    Adorei a dica! Quando fizer e, se der certo, coloco no blog e digo que foi você quem ensinou.
    Obrigada 🙂

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    Luciana HEEEEEEELP I need somebody!!!!!!! Vi nesta semana uma receita de carne louca ou maluca com alcaparra e lagarto. Busquei a receita por causa da alcaparra que nunca tinha comprado na minha vida, nunca! Comprei e achei uma receita maravilhosa. Não sei se foi aqui .Nunca comprei Aspargos também por que não o que fazer com eles, claro, a não ser come-los, mas, como? Heeeeelllllp !!!

  • luciana c.

    /

    Cesar, nunca publiquei nenhuma receita com aspargos, acredita? Só agora me dei conta disso… vou recuperar o tempo perdido! 😉
    Alcaparras eu sempre uso, pra acessar as publicações, você pode usar esse link http://cozinhandopara2ou1.wordpress.com/?s=alcaparras&submit=Pesquisa ou então usar o campo de pesquisa (primeiro item da coluna direita da home aqui do blog, logo abaixo das fotos) — é só digitar o ingrediente que o sistema reúne todas as vezes em que ele foi citado. Importante: preste atenção nos acentos e na grafia da palavra, senão não funciona, ok?
    Espero ter ajudado.

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    Muito …

  • Cesar Augusto dos Santos

    /

    Lembrei, achei este site procurando ERVAS FINAS he he … a carne louca, sei lá`.

  • Gesiele

    /

    Sera que no microondas tbm funciona?

  • Cristina

    /

    Fizemos essa pizza sem massa, com carne moida, mas minha ajudante ficou na dúvida se a carne era crua ou devia cozinhar antes, e deixou muito tempo no forno, ficou tostada demais. Vc coloca a carne crua? Na foto parece que foi para o forno só para derreter a mussarela! Já fizemos vários pratos sues, todos deliciosos!! Parabéns!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Cristina.
    A carne moída é crua mesmo, pois se usar a carne já cozida ela não vai “grudar” formando a massa no fundo. Como cada forno é diferente, a gente precisa ficar atenta para não queimar ou ressecar.
    Espero que da próxima vezes não toste!
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram