Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Nachos mexicanos (tortilhas crocantes de milho — tipo Doritos)

Nachos mexicanos (tortilhas crocantes de milho — tipo Doritos)

nachos_cozinhandopara2ou1.jpg

Depois que perdi o medo de fazer comida mexicana, decidi tentar aprender a preparar todos os meus pratos preferidos. Entre eles, é claro que não poderiam faltar os nachos: aquelas casquinhas crocantes para acompanhar cremes e molhos, tipo os Doritos. Ótima opção para acompanhar pastas e patês ou então para iniciar uma refeição temática.

Nachos mexicanos (tortilhas crocantes de milho — tipo Doritos)

1/4 xícara de farinha de milho fina
1/4 xícara de farinha de trigo
Água morna até dar o ponto (menos de 1/4 de xícara)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de páprica defumada (opcional)
Pimenta do reino a vontade

Em uma tigela, misture as farinhas, o sal, a páprica, a pimenta do reino e acrescente colheres de água. Vá amassando bem até obter uma massa homogênea que desgruda da mão.

Estique um pedaço de filme plástico sobre a pia ou uma superfície lisa, coloque a massa no meio e cubra com outro pedaço de filme. Entre os plásticos, abra a massa bem fina com um rolo de macarrão (ou uma garrafa de vinho), retire do plástico e corte triângulos.

Dica: quanto mais fina ficar a massa, mais crocantes ficam os nachos (se a massa ficar grossa, ela pode inflar como um pastelzinho de vento). Por isso, se você tiver uma máquina para abrir massa fresca de macarrão, ela ficará ainda mais uniforme, fina e consequentemente, bem mais crocante.

Frite os pedaços de massa em óleo bem quente e escorra-os em papel absorvente: você terá os seus deliciosos nachos.

Aí é só serví-los com seus pratos mexicanos preferidos, muita pimenta ou uma Salsa mexicana (molho apimentado), um pouco de Sour cream, de Guacamole, Molho de queijo cremoso tipo cheddar e se deliciar. Além disso, você pode, também, servir os nachos no lugar de torradinhas com patês e cremes de sua preferência.

Na foto, potinhos com Chilli con carne e Molho de queijo cremoso tipo cheddar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

34 Comentários

  • Renata

    /

    Será que assadas dariam certo? 🙂
    Aliás, me tornei fã do site!!

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Renata. Eu capricho nas receitas pra vocês mesmo! 🙂
    E eu nunca tentei fazer no forno… talvez não fique tão crocante, mas acho que ruim não fica, não. Conta pra gente se você testar?
    bjo

  • Rickson Jordan

    /

    Você poderia me informar quanto em média essa Massa rende? (Em triângulos de nachos)

  • Luciana C.

    /

    Rickson, sinto muito mas nunca contei quantos triângulos rende (mesmo porque depende muito da espessura que você abrir a massa e do tamanho que você cortá-la). Mas esta quantidade serve bem entre duas e três pessoas.
    Espero ter ajudado!

  • luiz garcia

    /

    se nao tem mixtamal nao e tortilla mexicana

  • Luciana Carpinelli

    /

    Luiz, você está falando sobre o Nixtamal? Ele é um processo complexo e demorado, que não é assim tão imprescindível para uma produção caseira.
    De qualquer forma, você deve conhecer a receita original, certo? 😉
    O objetivo aqui no site é fornecer receitinhas rápidas e fáceis para que qualquer um consiga reproduzir em casa, sem ingredientes muito difíceis de se ter na despensa, como a cal. Espero que compreenda.

  • Susana

    /

    Essa farinha de milho é o fubá mesmo, ou outro tipo de farinha especial?

  • Luciana Hazin

    /

    Oi Luciana!
    Além de ser sua xará, também tenho um blog de gastronomia, rsrs. Hoje publiquei um post com uma receita de guacamole e nachos. Estes últimos, fiz seguindo a sua receita, trocando apenas um dos ingredientes. Citei seu blog no meu post, espero que não seja um problema pra vc! Acho que podemos trocar algumas figurinhas, já que também gosto de cozinha descomplicada. Deixo aqui o link para vc me fazer uma visitinha http://namesacomluhazin.com/2015/07/30/guacamole/. Abs!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Lu.
    Seja sempre bem-vinda por aqui!
    Adorei saber que testou a receita, aprovou e indicou o link. Obrigada pela atenção também em vir me contar aqui.
    Beijo e até a próxima 🙂

  • Isabela Carolina

    /

    Eu fiz mas a massa deu uma inchada, exatamente como uma massa de pastel, não entendi…

  • Luciana Carpinelli

    /

    Isabela, acho que está bem explicadinho ali em cima: para que os nachos fiquem crocantes, a massa precisa ser aberta bem fina mesmo (por isso sugiro até que seja utilizada uma máquina de abrir massa de macarrão). Se ficar grossa, ela vai inchar mesmo por causa da temperatura do óleo.

  • Paula

    /

    Ouvi falar que deve furar com um garfo para nao estufar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Paula. Obrigada pela dica 🙂
    Nunca furei, mas acho que faz sentido para evitar que a massa mais grossinha estufe.
    beijo e volte sempre!

  • Laila

    /

    Olá, Lucina.
    Há tempos estou pensando em fazer uma receita assim, mas tenho um problema, Não posso comer trigo. Posso fazer só com farinha de milho ou substituir o trigo por alguma outra farinha?

    Grata.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Laila, eu imagino que seja possível substituir o trigo por alguma outra farinha sem glúten mas, como nunca tentei, não sei dizer se ficaria igual.
    O que eu sugiro é que vc procure uma dessas misturas prontas de farinha sem glúten indicadas para a substituição do trigo nas receitas. Acho que o risco de dar errado é bem baixo.
    Volta aqui pra contar se você fizer a tentativa?
    Beijo

  • Luiz Rocha

    /

    Qual o motivo de não poder copiar a receita?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Luiz,
    Primeiramente, porque disponibilizo diversas formas para que o conteúdo seja compartilhado ou então impresso. Há ainda a opção de copiar as receitas para um caderno, como inúmeras pessoas fazem. Não há nenhuma restrição nesse sentido!
    Agora sim, bloqueio e continuarei bloqueando a cópia não autorizada do meu trabalho pois realmente dá muito trabalho para fazer (e eu inclusive gasto dinheiro todos os meses para manter esta quantidade enorme de material on line para que qualquer um possa acessar quando quiser e gratuitamente). Sabe por que faço isso? Pois são poucas as pessoas que têm o bom senso de pedir autorização e creditar o material quando o utilizam para outros meios (muitas vezes sem me nem me consultar). E, pior ainda, há outras tantas que usam da má fé para ganhar dinheiro com o material que eu disponibilizo sem ganhar nada. Você acha isso justo? (Por favor leia este post para entender melhor o que estou falando: http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2016/02/23/precisamos-falar-sobre-copia-reproducao-compartilhamento-e-plagio/)
    Você pode se inscrever para receber as atualizações e terá acesso gratuito e 100% irrestrito a tudo o que eu publicar (a única coisa que cobro em troca disso é o respeito pelo meu trabalho e minha dedicação em divulgar este conteúdo). Mas realmente não liberarei a reprodução do meu trabalho gratuitamente.
    Eu pessoalmente preparo todas estas mais de 1500 receitas, as fotografo, edito as fotos, escrevo atenciosamente o passo a passo para que fique muito claro, edito e reviso o texto e divulgo este material. A internet é pública, sim, mas isso não significa que o conteúdo produzido é de domínio público e que cada um pode fazer o que quiser com ele. Eu me disponho a compartilhar o que sei para quem quiser aprender, sem cobrar nem um centavo por isso. Espero que você entenda.
    Grande abraço e volte sempre!
    Luciana.

  • Ana

    /

    olá, fiz sua receita hoje e amei
    muito simples e fácil de fazer e super crocante haha
    abraço

  • Acir e Marcela

    /

    Mas essa massa sem ovos dá liga???Tenho impressão de que ao fritar desmancha tudo sem ovo!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Acir e Marcela,
    essa massa é a que aparece na foto. Como pode ver, não desmanchou ao fritar. 😉

  • Gulliver

    /

    QQ isso?? Perfeita essa receita!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram