Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Delícia de banana em 3 camadas

Delícia de banana em 3 camadas

Tenho evitado doces, mas bem de vez em quando dá para fugir da dieta. Nesses casos, a sobremesa tem que ser um doce delicioso que realmente valha cada caloria, como este.

A receita é um pouco mais trabalhosa, mas garanto que é fácil!

Delícia de banana em 3 camadas

Para as bananas:
3 bananas nanicas maduras
+/- 1 colher de sopa de margarina
+/- 1 colher de sopa de açúcar

Para o creme:
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de leite condensado ou 3 colheres de açúcar
1 gema
1 colher de sopa de maisena dissolvida em 3 colheres de sopa de água fria
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Para o suspiro:
1 clara
3 colheres de sopa rasas de açúcar
5 gotinhas de limão
1 pitada de bicarbonato de sódio (ou sal)
1 colher de chá de raspas de limão

Corte as bananas em fatias no sentido do comprimento. Vá derretendo um pouco de margarina para untar o fundo de uma frigideira e cubra-o com bananas. Salpique açúcar e deixe dourar por mais ou menos 1 minuto antes de virar. Deixe mais 1 minuto, retire e forre o fundo de um refratário. Repita até finalizar as bananas.

Para o creme, coloque o leite, o leite condensado/açúcar e a gema em uma panela e leve ao fogo baixo, misturando bem. Quando começar a ferver, despeje devagar a maisena dissolvida sem parar de mexer, para que não empelote, até engrossar. Deve ficar um creme denso. Retire do fogo e acrescente a baunilha.

Cubra a camada de banana com o creme e deixe esfriar na geladeira.

Prepare o suspiro batendo a clara em neve com o bicarbonato. Quando começar a embranquecer, acrescente as gotinhas de limão. Continue batendo e acrescente o açúcar aos poucos até ficar bem firme (pegue um pouco com uma colher e o suspiro não deve cair).

Cubra o creme com o suspiro e leve ao forno baixo (100°C a 120°C) até dourar — mais ou menos 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Dica: muitos dos fornos convencionais não têm temperatura tão baixa. Nesses casos, para evitar que o suspiro fique muito moreninho como o da foto, asse o doce na temperatura mínima e com a porta do forno semiaberta. Para isso, use uma caixinha de fósforo como apoio, entre o forno e a porta, evitando que ela se feche.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Mary

    /

    Luciana: adoro tudo o que leva bananas! faço uma sobremesa em camadas como a sua,mas sem as claras em neve,faço um creminho com uma caixa de pudim sabor baunilha e no restante a receita é igual. fica tbm mto saborosa.da maneira que faço,não precisa levar ao forno.bem prática. beijinhos.

  • Luciana C.

    /

    Obrigada pela dica, Mary! 🙂
    Vou experimentar fazer desta forma também, me parece mais fácil.
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram