Você está aqui:  / Carnes / Vegetais / Lentilha com linguiça e legumes

Lentilha com linguiça e legumes

wpid-img_20130417_124456.jpg

A lentilha é um grão muito gostoso e extremamente nutritivo (com proteínas, fibras, ferro e inúmeras vitaminas) que fica meio esquecido durante o ano todo para brilhar no jantar de Réveillon. Aproveite esta receita fácil e super saborosa e traga-a à sua mesa do dia a dia.

Lentilha com linguiça e legumes

1/2 linguiça calabresa ou fininha defumada em rodelas
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picada
+/- 2 1/2 xícaras de água
1/2 xícara de lentilhas cruas
1 folha de louro pequena
1/2 colher de chá de cominho em pó (opcional)
1/2 colher de sopa de molho de pimenta (opcional)
1/2 tablete de caldo de legumes ou galinha ou carne
1 batata pequena em cubos
1 cenoura pequena em cubos
1/2 abobrinha pequena em cubos
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a linguiça para soltar a gordura em uma panela quente sem óleo. Quando estiver dourando, adicione o alho e a cebola e deixe refogar até quase dourar. Acrescente 1 1/2 xícara de água, a lentilha, metade do 1/2 tablete de caldo, o louro, o cominho e a pimenta. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 a 20 minutos até amolecer — se começar a secar antes de ficar al dente, acrescente mais água.

Em outra panela, coloque o restante da água, o restante do tablete de caldo e a batata para cozinhar por 3 a 5 minutos até começar a amolecer (o tempo vai depender do tamanho dos seus cubos). Adicione, então, a cenoura e deixe ferver por mais 3 a 5 minutos até que a batata e a cenoura estejam macias mas ainda firmes.

Acrescente os legumes cozidos com o caldo à panela das lentilhas, coloque também a abobrinha picada e misture. Prove e tempere com sal e pimentão do reino a vontade. Se preferir, deixe um pouco mais no fogo para diminuir o caldo.

Esta receita rende 2 porções, que podem ser consumidas em seguida ou congeladas por até 3 meses. Sirva sozinha ou acompanhada de arroz branco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram