Você está aqui:  / Carnes / Vegetais / Carne na pressão com legumes da Vó Nair

Carne na pressão com legumes da Vó Nair

wpid-img_20130425_162703.jpg
Desde pequena não gosto de carne que não seja moída, mas essa da minha avó é especial. Fica macia, quase desmanchando, e muito saborosa. Depois de bastante tempo sem comê-la bateu saudade e liguei para pedir todos os detalhes. Não é a mesma, mas a minha também ficou ótima!

350g. de coxão mole, patinho ou lagarto em bifes altos
1/2 linguiça calabresa defumada ou 50g. de bacon em cubos
1 batata grande em pedaços grandes
1/2 cenoura média em pedaços grandes
1 cebola pequena em cubos
2 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere os bifes com sal e pimenta do reino e deixe “pegarem” bem o tempero (uns 10 minutinhos na geladeira em recipiente coberto.

Coloque uma panela de pressão no fogo alto e acrescente o bacon ou a linguiça em cubos para soltar gordura. Quando estiver dourando, adicione a cebola e o alho para refogar. Coloque os bifes um de cada vez e dê uma tostadinha nos dois lados. Depois arrume-os todos juntos na panela e cubra com mais ou menos 1 xícara de água. Feche-a e espere chiar. Abaixe o fogo e conte 20 minutos.

Enquanto isso, coloque a batata e a cenoura para cozinharem com um pouco de sal em uma panela separada por mais ou menos 10 minutos até começarem a ficar macias (elas vão terminar de cozinhar depois). Perguntei se não podia cozinhar tudo junto e minha vó disse que não, para que os legumes não desmanchem.

Espere a pressão sair e tire os bifes. Mantenha-os quentes e coloque os legumes cozidos na panela para pegarem o gosto da carne. Deixe uns 5 minutinhos com o fogo ligado para ficarem macios. Devolva os bifes à panela para ficar mais quentinhos.

Para servir, arrume a carne e os legumes juntos em uma travessa bonita. Eu deixei o caldo do cozimento apurar um pouco para virar um molho gostoso e coloquei por cima (os pedacinhos são de linguiça de frango que refoguei junto com alho e cebola antes do cozimento).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram