Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pão italiano fácil (receita adaptada da Palmirinha)

Pão italiano fácil (receita adaptada da Palmirinha)

Depois do sucesso nas tentativas de fazer o pão de forma de liquidificador, resolvi ousar um pouco mais e fazer outro tipo de pão.

Procurei uma receita pequena e não encontrei, aí resolvi adaptar uma da Palmirinha para ver o que dava. Confira na foto como ficou lindo (e delicioso, garanto!).

Pão italiano fácil (receita adaptada da Palmirinha)

Para a esponja:
1 tablete de fermento biológico
1 pitada de sal
1/4 xícara de água morna
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Para o pão italiano:
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de margarina
2/3 xícara de leite

Comece preparando a esponja: coloque em um recipiente o fermento esfarelado e o sal e misture até obter um líquido. Junte a água morna e a farinha e cubra com um pano para fermentar (eu deixei dentro do microondas desligado por uns 5 minutos).

Para a massa, misture quase toda a farinha (usei metade integral) com o açúcar, a margarina, a esponja fermentada e o leite. Amasse com as mãos até que a massa desgrude dos dedos — se precisar, acrescente o restante da farinha.

Em uma superfície enfarinhada, sove (amasse bem) a massa até ela ficar bem lisa. Faça uma bola e coloque-a em forma alta untada e enfarinhada (eu usei uma forma de pão, daquela compridinha). Faça cortes com uma faca e pincele ou pulverize água por cima.

Deixe o pão crescer até dobrar de tamanho em local protegido de vento (deixei dentro do microondas desligado por pouco mais de 30 minutos). Leve ao forno pré-aquecido baixo (150°C—180°C), por cerca de 40 minutos até começar a dourar na superfície.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

12 Comentários

  • Ívian

    /

    A farinha usada na receita foi a branca ou integral?

  • luciana c.

    /

    Eu usei metade integral, mas você pode usar tudo da farinha branca.

  • Ívian

    /

    Obrigada. Vou usar meio a meio tb 🙂

  • luciana c.

    /

    Depois conta como foi? Se ficou alguma dúvida, o que poderia mudar no texto da receita para ficar mais clara… sempre dá para melhorar, né? 😉

  • Ívian

    /

    Ok. A dúvida era só qual o tipo de farina, no mais, estava bem claro. Sempre é bom termos um feedback.

  • luciana c.

    /

    Estou sempre à disposição e tento responder o mais rápido possível… 😉
    Obrigada!

  • fatima

    /

    luciana:este pão deve ser uma delicia, mas tenho uma dúvida a xicara é que medida?

  • Luciana C.

    /

    Oi, fatima. A xícara é daquelas medidas padrão, que você encontra em qualquer supermercado ou loja de utilidades domésticas.

  • Vanessa V D

    /

    Oi Luciana, antes de tudo parabéns pelas receitas, já fiz algumas e deram super certo. Quero saber a quantidade de fermento fresco em gramas pois não encontro o de tablete e se pode ser substituído pelo seco e quantidade. Obrigada

  • Luciana C.

    /

    Vanessa, obrigada! Fico super feliz com esse feedback de vocês. 🙂 O tablete de fermento biológico fresco tem 15g. Você pode substituir por 1/2 colher de sopa do fermento biológico seco instantâneo (importante: este seco NÃO é o fermento químico de bolo, aquele Royal). Depois conta como ficou? 🙂

  • erika

    /

    Olá. Por favor me esclareça, o pão italiano verdadeiro não é feito com fermento natural? Sua fermentação não leva pelo menos uma noite para depois agragar os outros ingredientes? E por que esse pão se chama pão italiano?

    Obrigada.

  • Luciana C.

    /

    Oi, Erika.
    O pão italiano tem um processo bem complexo e, por esses motivos que você colocou, essa receita é chamada de Pão Italiano FÁCIL. Não é a receita original, mas uma simplificada que fica parecida. Esclarecido? 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram