Você está aqui:  / Massas e molhos / Sopas, cremes e caldos / Käse-Spätzle Suppe (sopa alemã/austríaca com bolinhas de massa de queijo)

Käse-Spätzle Suppe (sopa alemã/austríaca com bolinhas de massa de queijo)

wpid-img_20130329_143051.jpg
Não tenho certeza se esta é uma receita tradicional alemã ou austríaca, mas antes de viajar para aqueles lados, eu a conhecia simplesmente como “sopa de bolinhas”. É um caldo de legumes com uma massinha de queijo cozida nele. Fiz uma adaptação da receita da minha mãe com o que eu lembrava do que comi na Europa (pimenta e páprica!) e gostei do resultado.

Käse-Spätzle Suppe (sopa alemã/austríaca com bolinhas de massa de queijo)

2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de maisena
2 1/2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 colher de chá de páprica
1 pitada de fermento em pó
1 ovo
750ml. de caldo de carne, galinha ou legumes (podem ser 2 tabletes dissolvidos em água)
1 xícara de legumes picados ou ralados (batata, cenoura, mandioquinha, abobrinha, etc.)
1 colher de chá de pimenta vermelha desidratada

Misture a farinha de trigo com a maisena, o queijo ralado, as ervas finas, a páprica e o fermento em pó. Com um garfo, bata o ovo até ficar homogêneo e acrescente aos ingredientes secos para obter uma massa não muito firme. Deixe descansar na geladeira por mais ou menos 20 minutos.

Enquanto isso, cozinhe os legumes no caldo com a pimenta até ficarem macios mas não desmanchando. Reserve.

Pouco antes de servir, ferva o caldo e vá pingando um pouco de massa por vez para formar bolinhas mais ou menos do tamanho de grãos de bico (elas crescem um pouco, por isso tente deixá-las o menor possível). Cozinhe-as por mais ou menos 5 minutos e sirva em seguida.

Esta receita rende duas porções pequenas, que satisfazem be uma pessoa (foram meu almoço). Como a sopa já tem a massa com ovo e queijo, não precisa de complementos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Roberta Nascimento

    /

    Poxa vida que bacana, a anos estou com vontade de comer esta sopa, minha falecida e querida avó fazia sempre pra nós em casa, porém como só ela e eu que gostávamos ninguém se importou em anotar a receita… To quase que aguada pra comer esta sopa que ela chamava de Isolda..rs Adorei seu blog, que achei por acaso enquanto procurava a receita no google e fico muito grata pela receita!!! Esta semana mesmo vou fazer. =D

  • luciana c.

    /

    Roberta, fico feliz que você tenha encontrado uma receita tão querida no meu blog. E espero que esta fique tão boa quanto a que a sua avó fazia, para que mate sua vontade e também um pouquinho da saudade.
    Depois conta pra gente o que achou! 😉

  • walkiria

    /

    Olá. .. Esta sopa é alemã! A massa que eu faço é um pouco diferente… Mas são adaptações da mesma sopa. Minha vó que é filha de alemães “da gema” me passou a receita. Eu adorava quando o meu pai fazia essa sopa, mas ele faleceu e não deixou a receita e eu tive que recorrer a minha avó! História bem parecida com a da Roberta… Temos que aprender a preservar, essas receitas são uma reliquia!! =D

  • Luciana C.

    /

    Walkiria, obrigada por esclarecer a procedência da receita. 🙂
    Me conta como você faz? Fiquei curiosa para provar a sua variação.
    E um dos meus objetivos aqui é também preservar receitas de família (e as minhas invencionices).
    Beijo e volte sempre.

  • Rita Coelho

    /

    Eu adoro essa sopa,minha mam aprendeu com minha avi e eu com as duas. Aqui ensopamos o frango com bastante caldo e colocamos as bolinhas de massa e servimos com arroz branco. Fica muito bom. Fiz hj no almoço. Postei até uma foto no meu histórico do Instagram.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram