Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Tabule de quinua com azeitonas e hortelã

Tabule de quinua com azeitonas e hortelã

wpid-img_20130404_191649.jpg

Adoro tabule porque é bem fácil de fazer, fica saboroso e, apesar de ser um tipo de salada, não te deixa com fome logo depois. Esta versão com quinua, o grão mágico, surgiu sem muitos ingredientes mas ficou super saborosa e bastante nutritiva.

1 xícara de quinua
3 xícaras de água
1/2 tablete ou envelope de caldo de legumes ou de galinha
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho bem picadinho
1 colher de chá de ervas finas
1 limão espremido
+/- 1/2 xícara de azeitonas picadas
+/- 1 xícara de folhas de hortelã picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
*Observação: o tomate está bem caro ultimamente, então não tenho comprado. Mas, se quiser, você pode incluí-lo na receita para deixá-la mais nutritiva, saborosa e colorida. Meia unidade média em cubinhos seria suficiente.

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho. Acrescente a quinua, mexa bem e coloque a água, o caldo de legumes/galinha, as ervas e deixe ferver em fogo baixo até secar (como arroz).

Dica: se preferir, cozinhe a quinua apenas em água e sal. Eu gosto de deixá-la mais saborosa, por isso acrescento o caldo de legumes.

Deixe a quinua esfriar. Para finalizar, junte-a com as azeitonas e a hortelã. Regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem para distribuir os temperos e deixe na geladeira por uns 15 minutinhos para ficar bem refrescante.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas e pode ser servida como uma salada, com folhas, ou um acompanhamento. Lembre-se de que a quinua tem uma boa quantidade de proteína e pode, inclusive, substituir a carne da refeição.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram