Você está aqui:  / Carnes / Tortas e quiches / Vegetais / Exibidinho de carne seca com mandioca

Exibidinho de carne seca com mandioca

wpid-img_20130131_170107.jpg

Mandioca, macaxeira ou aipim? Carne seca, charque, jabá ou carne de sol? O nome pelo qual você chama não importa: o resultado vai ser bom. A carne por cima (afinal, para quê esconder se a gente já sabe qual é a surpresa?) fica meio tostadinha e cremosa com o queijo derretido e o purê fica como uma base de torta aberta.

Carne seca
300g. de carne seca
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola em meias rodelas
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas ou frescas picadas
2 colheres de sopa de requeijão
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado para gratinar

Purê de mandioca
300g. de mandioca
1 colher de sopa de margarina
1 dente de alho amassado
1/4 de xícara de leite
3 colheres de sopa de leite de coco (ou creme de leite)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Se você comprar a carne salgada, escalde com água quente e deixe de molho de um dia para o outro. Troque a água de 3 a 4 vezes para tirar bem o sal. Em seguida, corte em cubos e coloque na panela de pressão com água dois dedos acima da carne e deixe cozinhar por 40 minutos.

Enquanto isso, lave bem a mandioca e corte em pedaços de mais ou menos 5 cm. Após retirar a carne, coloque os pedaços na panela de pressão com água dois dedos acima para cozinhar com sal por 30 minutos.

Desfie os cubos da carne cozida com as mãos ou com a ajuda de um garfo e tire a gordura. Você pode já comprar a carne cozida e desfiada, o que elimina os passos anteriores.

Refogue a cebola no azeite, acrescente a carne desfiada, as ervas e o requeijão. Misture bem e reserve.

Depois de cozinhar a mandioca, retire a casca, o fio do centro e amasse-a bem com um garfo. Coloque em uma panela e acrescente os outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta e mexa bem até ficar homogêneo.

Forre o fundo de um refratário com o purê de mandioca, cubra com a carne temperada e salpique o queijo ralado. Leve ao forno máximo por uns 10 minutinhos para gratinar e sirva em seguida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

oito + 8 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram