Você está aqui:  / Congelados / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetais / Vegetariana / Molho pesto genovese

Molho pesto genovese

MolhoPestoGenovese_CozinhandoPara2ou1

O pesto é um tradicional molho de Gênova, que fica na Ligúria, uma região da Itália. A sua base são as lindas e aromáticas folhas de manjericão, complementadas com ingredientes que, quanto melhores forem, mais sabor agregam ao molho.

Com ele, podemos complementar massas, temperar carnes e saladas ou então ser servido como antepasto, somente com torradinhas ou um bom pão.

Molho pesto genovese

1/4 xícara de azeite extra virgem
1 xícara de folhas de manjericão (de preferência do tipo italiano, aquelas grandes)
1/4 xícara de pinoli (ou de nozes ou de castanhas do Pará)
3 colheres de sopa de queijo ralado (parmesão e/ou grana padano e/ou parmigiano reggiano)
1 dente de alho
Sal a vontade

Misture todos os ingredientes e mexa bem. Você pode fazer da forma tradicional, socando em um pilão que não seja metálico, ou agregando tudo no liquidificador ou em um processador de alimentos (parando e usando uma espátula para empurrar os ingredientes para baixo sempre que necessário).

Dica: como esta receita pede poucos ingredientes, vale a pena investir em um bom queijo. Não precisa comprar os importados ou italianos originais, mas sugiro escolher pelo menos uma pequena peça de parmesão nacional e ralá-la na hora de usar. A qualidade do azeite também influencia bastante no resultado final.

Esta receita rende o suficiente para envolver duas porções bem servidas de massa (cozidinha al dente, é claro!). O pesto deve apenas lubrificar a massa, ela não precisa ficar mergulhada nele. E, como já tem queijo ralado nos ingredientes, não é necessário servi-lo a parte.

Este pesto pode ser congelado pronto. Para isso, coloque-o em forminhas de gelo, leve ao congelador e, quando ficar firme, retire da forma e guarde em sacos plásticos bem fechados. Para utilizar, descongele na geladeira de um dia para o outro e deixe em temperatura ambiente antes de envolver a massa. Caso vá utilizá-lo mais rapidamente, deixe na geladeira em pote tampado por até uns 5 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram