Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Peixe ao molho tailandês

Peixe ao molho tailandês

PeixeComMolhoTailandes_CozinhandoPara2ou1

Vi outro dia a receita de Ga kho, um frango tailandês, no Homens Gourmet e fiquei morrendo de vontade, mas passou. Aí comprei um filé de peixe, comecei a inspeção pela geladeira e despensa para ver o que saía, e veio a ideia de tentar um molho thai. Improvisei com o que tinha — nem sei se comem ervilhas na Tailândia — e não é que ficou bom?

1 filé de peixe
Sal e limão espremido a vontade para temperar o peixe
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola roxa pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de gengibre em tirinhas
1 folha de limão em tirinhas ou 1 colher de chá de raspas de limão
1 colher de chá de curry
4 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de sopa de molho shoyo
1 colher de chá de maisena
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de pimenta dedo de moça em tirinhas
2 colheres de sopa de ervilha
1/2 colher de sopa de gergelim preto

Corte o peixe em pedaços (meio grandes porque ele diminui) e tempere com sal e limão. Eu usei um filé de Saint Peter e coloquei um pouquinho do gengibre e da cebola picadinhos. Deixe na geladeira por pelo menos uns 15 minutos.

Aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho e o gengibre até começar a murchar. Adicione o leite, o leite de coco, o shoyo, a folha de limão, o curry e mexa bem. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque o peixe para cozinhar.

Dica: quando estiver cozinhando peixe em um caldo, não mexa muito para que ele não se desfaça. Evite, também, deixá-lo cozido demais para não perder a textura no prato pronto.

Dissolva a maisena na água e envolva-a com cuidado no molho. Acrescente as ervilhas, a pimenta e espere engrossar um pouquinho. Coloque em uma travessa ou no prato e salpique com o gergelim.

Eu servi com arroz aromatizado de limão e anis e bananas à milanesa no forno. Esta foi uma das minhas invenções mais arriscadas e o resultado mais surpreendente até hoje. Simplesmente amei!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram