Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Filé de salmão à oriental

Filé de salmão à oriental

wpid-img_20130123_123503.jpg

Encontrei um lindo filé de salmão na promoção e voltei com ele para casa já imaginando-o no prato com uma deliciosa crosta de gergelim. Sem receita, fui fazendo e no fim o gergelim não grudava nele como imaginei. Penso rápido, abro o armário e vejo o mel do ladinho do shoyo. Só podia ser um sinal e não tinha como dar errado. Acertei!

1 filé de salmão com pele
1 colher de chá de molho shoyo
1 colher de chá de mel
Mais ou menos 1 colher de sopa de gergelim branco e/ou preto torrado
1 colher de café de gengibre ralado (opcional)
Azeite, caldo de limão, sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha picada para decorar

Tempere os dois lados do salmão com sal, pimenta do reino, limão, um fiozinho de azeite o gengibre (se for usar) e deixe descansar por uns 15 minutos. Enquanto isso, misture bem o shoyo com o mel e espalhe o gergelim sobre uma superfície plana (um prato, por exemplo).

Em uma frigideira antiaderente, leve o filé para grelhar, primeiro do lado da pele. Quando a metade de baixo estiver esbranquiçada, vire e grelhe o outro lado.

Dica: sempre que possível, mantenha a pele do salmão durante o preparo. Ela mantém a carne macia e úmida, ajudando a deixar o peixe cozido da maneira correta.

Retire do fogo, espalhe a caldinha de shoyo com mel na superfície sem pele e encoste-a no gergelim. Garanto que o adocicado é leve, pois o salgado do shoyo suaviza o mel — lembra bem discretamente o sabor do molho tarê.

Para finalizar, coloque o filé com a crosta de gergelim para cima e salpique a cebolinha.

Eu servi — adivinhem! — com chips de inhame, meu mais novo vício alimentar, e uma saladinha colorida. Confesso que ficou ótimo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram