You are here:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Risoto 7 cereais com funghi secchi (cogumelos)

Risoto 7 cereais com funghi secchi (cogumelos)

wpid-img_20121204_124351.jpg

Meu cardápio quase sempre é definido pelas promoções do supermercado. Esta semana, encontrei um pacote de funghi secchi baratinho e é claro que comprei, sem nem saber o que faria com ele. Virou um risoto com 7 cereais, bem gostoso e nutritivo.

1 xícara de 7 cereais integrais (ou arroz arbóreo)
15g. de funghi secchi (cogumelos desidratados)
1/2 xícara de vinho branco ou água morna
3 1/2 xícaras de água
1/2 tablete ou sachê de caldo de legumes
1/2 cebola picadinha ou ralada
1 dente de alho amassado
1 1/2 colher de sobremesa de margarina
1/2 colher de sobremesa de azeite
Sal, se necessário

Coloque os cogumelos para hidratar em 1/2 xícara de água morna ou de vinho branco e deixe por pelo menos 15 minutos. Enquanto isso, pique ou rale a cebola, amasse o alho e separe os ingredientes. Coloque a água para ferver e adicione o caldo de legumes. Abaixe o fogo e mantenha-o quente.

Aqueça o azeite com 1/2 colher de margarina e refogue a cebola e o alho. Antes de ficarem dourados, acrescente os cereais e mexa bem para pegarem os sabores. Coe os cogumelos e acrescente o caldo à panela. Complete com o caldo de legumes e deixe cozinhar semitampado por 20 minutos.

Se os cogumelos estiverem em pedaços muito grandes, corte-os. Acrescente-os aos cereais, mexa e deixe semitampado por mais 10 minutos (se já estiver secando, acrescente 1/2 xícara de água). Destampe e, quando estiver quase seco, acrescente o restante da margarina, mexa suavemente e deixe derreter. Prove e, se precisar, acrescente sal. Se quiser, pode servir com queijo parmesão ralado.

O funghi é rico em proteínas e, por isso, substitui as carnes nas refeições. Portanto, basta servir este risoto com uma bela salada e terá um prato completo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

um + dezessete =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram