Você está aqui:  / Aves / Carnes / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Vegetais / Arancini (Bolinho de arroz ou de risoto)

Arancini (Bolinho de arroz ou de risoto)

wpid-img_20121208_165334.jpg

Esqueceu de congelar o arroz ou o risoto de ontem e ele está encostado na geladeira só esperando a hora de ir pro lixo? Nada disso! Bolinhos de arroz agradam todo mundo e vão bem com quase tudo: desde uma salada (com direito a pedaços de frango ou um pouco de atum, para complementar) até um prato mais chique.

A dica para ficar chique e impressionar na hora de servir é chamar os bolinhos de Arancini (mas fale “arantchiiini”, com aquele sotaque da nonna, sabe?). Garanto que vai ser sucesso!

Arancini (Bolinho de arroz ou de risoto)

1 xícara de chá de arroz ou risoto pronto gelado
1 xícara de café de farinha de trigo
1 ovo
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
Cheiro verde picadinho ou ervas desidratadas a vontade
Opcional: molho de pimenta

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.

Em uma frigideira alta ou panela grossa, aqueça uma quantidade de óleo suficiente para a fritura. Pingue com cuidado no óleo bem quente mais ou menos 1 colher de sopa da mistura para cada bolinho. Quando estiver dourado, escorra-o bem e coloque-o para escorrer sobre papel toalha. Quentinho ele fica mais gostoso e crocante.

Dica: Para incrementar a receita, corte cubinhos de muçarela e envolva-os com a mistura, formando bolinhas. Se precisar, acrescente farinha de trigo aos poucos para dar mais consistência à massa. Depois de fritas, as bolinhas terão um delicioso recheio derretido, que estica quando você morde. Os italianos chamam os pratos que formam esse “fio” de queijo de “al telefono”.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram